fbpx
Como eliminar gargalos com o mapeamento de fluxo de valor?

Como eliminar gargalos com o mapeamento de fluxo de valor?

Buscar maior eficiência com menos gastos é o sonhado objetivo de toda empresa, certo? Conseguir operações enxutas e que sejam, de fato, eficientes, pode ser um verdadeiro desafio. Isso fica mais fácil com as ferramentas e metodologias certas ao seu lado, como o mapeamento de fluxo de valor.

Esse mapeamento é uma forma de conseguir aplicar a metodologia Lean em suas rotinas na área de TI, conseguindo melhores resultados com pouco gasto de recursos, tornando suas equipes mais produtivas.

Vamos mostrar, neste conteúdo, o que é o mapeamento de fluxo de valor, sua importância para sua organização e como ele pode melhorar a entrega para seu cliente final. Boa leitura!

O que é mapeamento de fluxo de valor?

O mapeamento de fluxo de valor (também conhecido como Value Stream Mapping, ou VSM) é um método criado com base no estilo Toyota de produção (ou seja, metodologia Lean) para avaliar as etapas do processo de produção, desde a concepção do produto até sua entrega para o cliente final.

Esse mapeamento visual é fundamental, incluindo informações sobre materiais utilizados, equipes envolvidas, entre outros pontos que são importantes para gerar valor para o cliente final e identificar como os processos fluem de ponta a ponta, bem como encontrar e minimizar possíveis erros.

O mapa mostra, inicialmente, as necessidades do cliente, identificando como as informações são recebidas pela empresa. Após esse ponto, passa-se para as etapas de produção até o momento em que a solução é entregue nas mãos do cliente.

Qual é a importância do mapeamento de fluxo de valor?

O mapeamento de fluxo de valor é importante para que você tenha uma melhor concepção de todo o processo de produção, avaliando os fluxos de recursos necessários e de informações que precisam circular nesses ambientes. Com isso, os gestores conseguem identificar quais são os dados mais importantes, bem como verificar possíveis atrasos, restrições e qualquer tipo de desperdício no processo produtivo.

O fluxo de valor permite ao negócio entregar o mesmo valor para um cliente, porém, com menos gastos de recursos. Isso gera, continuamente, novas oportunidades que podem ser devidamente exploradas pela sua organização.

Além disso, o mapeamento de fluxo de valor é um importante aliado do aprimoramento contínua, permitindo que seu negócio consiga melhorar os problemas existentes e potencializar os resultados ao longo do tempo.

Como o mapeamento auxilia os processos de entrega de softwares?

O mapeamento de fluxo de valor pode ser utilizado em diversas áreas. No setor de TI, porém, ele é fundamental para avaliar o processo de entrega de softwares para seus clientes.

Ele permite avaliar quais são as melhorias que podem ser implementadas no processo de desenvolvimento e execução do projeto, verificando quais são as etapas que, efetivamente, agregam valor e, também, as que não agregam, mas que são fundamentais para a produção.

Além disso, permite avaliar possíveis projeções de fluxos futuros, melhorando os processos atuais para condições ideais no futuro, que permitam um desenvolvimento de software feito de forma mais madura.

Ele auxilia, ainda, na implementação de uma cultura Lean em sua empresa de TI, identificando os pontos de gargalo que podem estar prejudicando a entrega de software para seu cliente final dentro dos prazos estabelecidos.

O mapeamento de fluxo de valor é uma forma de conseguir agilizar os processos em seu negócio de TI, com menor uso de recursos e maior entrega de valor para seu cliente final. O resultado é um aumento de eficiência e encantamento do seu público.

Quer mais dicas importantes para potencializar os resultados do seu negócio? Siga nosso perfil no Facebook, Twitter e LinkedIn e veja nossas dicas diretamente em seu feed!

ContatoPowered by Rock Convert

Deixe um comentário

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.