fbpx

Monitoração sem ação pouco agrega valor ao seu negócio

Muita gente acredita que uma boa ferramenta de gerenciamento de ambiente é a grande solução para todos os problemas de falha ou instabilidade. O que a maioria desconhece é que sozinha a ferramenta serve para pouco ou quase nada.

As ferramentas mais modernas conseguem, quando bem customizadas, detectar, avaliar, interagir, solucionar alguns tipos de problemas.

Caso o ambiente seja virtualizado ou em nuvem, onde é possível movimentar todo processamento para locais onde não foram afetados pelos problemas, as ferramentas de gestão conseguem garantir a continuidade, mas não a solução do problema.

Para a grande maioria das empresas que ainda está distante dos ambientes virtualizados ou em nuvem, ter uma monitoração que consiga identificar previamente o que está acontecendo, e acione os profissionais especializados, faz a diferença entre manter, ou não, o ambiente tecnológico em funcionamento.

Por isso, fuja das soluções milagrosas que vendem a ferramenta como garantia da continuidade do negócio para a sua empresa. Ter um monitor cheio de informações na mesa do presidente sem que ele saiba o que fazer ou quem acionar quando um dos sinais luminosos mudar de verde para vermelho pode ser, no máximo um capricho, mas está muito distante da garantia do bom funcionamento dos sistemas da empresa.

A monitoração de todos os elementos da sua estrutura tecnológica é fundamental para entender como está seu ambiente, tanto em infraestrutura, quanto a aplicações e negócios. Mas, se ele não tiver acoplado um bando de dados relacionais que irão mostrar que um evento em negócios é consequência de um problema de aplicação ou infraestrutura, sua monitoração não servirá de muita coisa para a determinação do problema.

Um time bem treinado pode, em pouco tempo, interpretar porque uma aplicação parou de funcionar ou um elemento de redes está perdendo pacotes. Mas, se no dia do problema o profissional que conhece o ambiente não for trabalhar, o tempo para solução do problema será o mesmo, caso não se tivesse a ferramenta de monitoração.

A ação para prevenção e garantia de valor para o negócio deve começar na escolha da ferramenta correta a ser adquirida. Uma boa consultoria conseguirá determinar quais são as reais necessidades da sua empresa e, principalmente, quais são os componentes tecnológicos que deverão ser monitorados e avaliados com maior cuidado. Obviamente não são todas as aplicações nem todos os serviços que são prioritários para a empresa.

ContatoPowered by Rock Convert

Deixe um comentário