fbpx
Script de Automação Entenda Como Agilizar Seus Processos

Script de Automação Entenda Como Agilizar Seus Processos

8 passos devopsPowered by Rock Convert

Como todos sabemos, o desenvolvimento de sistemas conta com inúmeras tarefas padronizadas, que são atividades que se repetem a cada novo projeto, sugerindo uma redundância na operação. Sendo assim, em busca da maior produtividade, é comum adotar soluções como o script de automação.

Por atuar no meio da TI, é possível que você esteja familiarizado com o tema. Mas caso não esteja, saiba que não há problema. Afinal, o nosso objetivo é oferecer uma ponte introdutória no assunto, demonstrando como a automatização de processos pode agilizar os seus resultados. Acompanhe!

O conceito do script de automação

Em essência, um script nada mais é do que um pacote de instruções que orienta determinada rotina, fazendo com que alguma atividade seja executada, inicializando uma função, animação ou qualquer outro tipo de tarefa. Isto é, um script funciona basicamente como se fosse um roteiro.

Nesse sentido, o script de automação é uma lista de instruções complementada por uma série de etapas, condições e reações programadas para executar várias tarefas de maneira automática, eliminando a interferência humana e agilizando o desenvolvimento de determinado projeto.

Entre outras coisas, esse tipo de script é utilizado em várias esferas da computação, tanto na informática como na programação. Com bons scripts, é possível otimizar seus recursos — humanos, financeiros e temporais — por meio da padronização de processos e automação de testes de software.

No fim das contas, isso se converte em uma série de benefícios, tais como a redução no tempo de desenvolvimento, o melhor aproveitamento da equipe, a diminuição dos custos operacionais e, por fim, o aperfeiçoamento da experiência do usuário, que fica menos propenso a lidar com bugs no produto final.

A elaboração dos scripts de automação

A grosso modo, todo script de automação se apoia em pelo menos três elementos básicos: o mapeamento, a implantação e o uso de tecnologia. Com isso, a equipe de desenvolvedores consegue extrair o máximo do que a ferramenta pode oferecer. Veja:

Mapeamento de processos

Essa é uma fase de planejamento, pois ainda que o script seja automatizado, quem o programa deve considerar o objetivo de suas instruções. Como exemplo, podemos considerar o desenvolvimento de um novo aplicativo ou a manutenção de um já existente, que apenas recebeu uma nova funcionalidade.

Em ambos os casos, o time de desenvolvimento pode se apoiar em um script de automação para garantir que tudo esteja funcionando. Mas antes, será necessário mapear cada uma das etapas e ações executadas pelo script, desenhando uma rotina para cada função que será inicializada durante o teste.

Implantação de aplicações

Já aqui, temos algo fundamental quando pensamos no deployment de softwares em grandes operações. Para evitar que algo passe desapercebido, a automação entra como uma solução fundamental, garantindo que todo o sistema seja entregue de maneira estratégica, sem erros ou lentidões.

Uso de tecnologias

Por fim e mais importante, o uso pesado de tecnologia aplicada para facilitar as suas rotinas. Nesse caso, falamos especificamente do apoio de uma plataforma que centralize o desenvolvimento e entrega dos seus softwares, agilizando o monitoramento, a personalização e a escalabilidade dos seus projetos.

Guia Rápido DevOpsPowered by Rock Convert

Os benefícios da automatização de processos

Assim como acontece com toda novidade no ambiente da TI, é importante convencer a diretoria sobre as vantagens dessa solução. Por isso, compilamos abaixo os três benefícios centrais dos scripts de automação, apontando como eles podem agilizar a rotina da sua equipe.

Automação

Da forma como percebemos, a automatização de atividades repetitivas é a melhor forma de otimizar recursos na TI, pois se substitui a demora e indisponibilidade de um desenvolvedor pela agilidade prática do script automatizado, permitindo que o colaborador humano se dedique a tarefas mais estratégicas.

Velocidade

Como em um efeito cascata, a operação se beneficia do ganho de velocidade provocado pela automação. Isso pode ser visto tanto em rotinas de teste como durante o deployment de um software, em que o script performará as etapas com maior agilidade e sem nenhuma propensão ao erro.

Segurança

Por fim, destacamos a segurança operacional e a menor probabilidade de entregar softwares com erros. Isso acontece porque os scripts de automação eliminam uma das principais causas de problema nas fases finais do desenvolvimento, que é o fator humano, que pode ser acompanhado por desatenção ou negligência em determinados momentos.

A importância desse investimento

No fim das contas, todos esses benefícios se somam para entregar aquilo que as gestões buscam: a economia operacional. Isso é possível porque as práticas automatizadas tendem a eliminar falhas e acelerar a sua rotina de produção.

Assim, os scripts acabam contribuindo diretamente para a redução de custos no desenvolvimento, uma vez que tudo corre mais rápido, antecedendo prazos de entrega e otimizando os recursos empregues em cada um dos seus projetos.

Dessa forma, o script de automação é uma ferramenta técnica fundamental para qualquer Software House que pretenda se manter competitiva no mercado, com projetos sólidos, que cumprem as expectativas de cada plano de lançamento.

A solução da Gaea a esse dilema

É nesse sentido que nos apresentamos como a solução prática a esse problema. Caso não saiba, a Gaea é uma empresa referencial na otimização do segmento informático, que construiu uma reputação de excelência e sofisticação técnica por mais de uma década no mercado nacional.

O nosso core business é justamente otimizar e automatizar todo o ciclo de desenvolvimento das suas rotinas, entregando uma plataforma completa para monitorar os seus processos, desde a solicitação até a entrega. É para isso que criamos o Cerberon, uma ferramenta centralizadora dedicada a ajudar em todas as etapas do desenvolvimento, sobretudo com o fornecimento de scripts automatizados.

Para além disso, ainda somos uma referência educacional para o treinamento da sua equipe de desenvolvedores, por meio de um curso dedicado a ensinar e certificar verdadeiros profissionais DevOps, que entendam a metodologia e como ela pode ser utilizada na qualificação das suas rotinas.

Portanto, aproveite o momento para conhecer todas as nossas soluções para além do script de automação. Para isso, basta acessar nosso portal e falar com a nossa equipe!

consultoriaPowered by Rock Convert
ContatoPowered by Rock Convert

Deixe um comentário

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.