fbpx
Entenda a importância do processo de versionamento de software

Entenda a importância do processo de versionamento de software

Você conhece ou já utilizou o versionamento de software no desenvolvimento de aplicações? Mesmo sendo um conceito muito conhecido e com algumas ferramentas plenamente difundidas em muitas empresas, alguns profissionais não fazem uso desse recurso.

Desenvolver um software no qual trabalham várias pessoas ao mesmo tempo pode ser um pesadelo. Ao finalizar um determinado script, outra pessoa pode simplesmente apagar tudo, ou ainda existe a questão de modificações que afetam outras funções e devem ser apagadas.

Esse ambiente pode se tornar caótico rapidamente, porém, uma simples ferramenta de versionamento garante que isso não aconteça, para que possamos manter diferentes versões, de desenvolvimento, homologação e produção sem conflitos entre si. Entenda mais!

O versionamento de software

Mesmo que a TI seja uma área relativamente organizada, alguns gestores ainda não dão a devida importância para um versionamento bem definido, que se baseie em uma metodologia correta, o que é um erro grave.

É comum a utilização de numerações simples e sem muito sentido junto a um controle manual de versões de aplicação, o que é falho e pode levar a erros.

Quando falamos de desenvolvimento de software comercial, é preciso ir além, utilizar-se de ferramentas dedicadas para garantir que não haverá brechas de segurança e a qualidade esperada do sistema será atingida.

O versionamento de software pode ser descrito como um processo de controle de versões, o que é estabelecido por meio de códigos. Isso permite muito mais visibilidade aos programadores, que conseguem verificar quais foram as mudanças realizadas entre uma versão e outra.

Além disso, os usuários do sistema podem ser beneficiados, pois também visualizam as novidades de uma nova versão sempre que ela é lançada, facilitando o aprendizado de novas funcionalidades.

O número de uma versão pode levar em conta uma série de itens, como a própria contagem de lançamentos de atualização, firmware, arquivos e drivers de dispositivo. Sendo assim, esse número sempre aumenta.

Ou seja, os usuários podem acompanhar a evolução do software de acordo com essa numeração, sempre checando para garantir que estão utilizando o mais atualizado apenas comparando o número em seu dispositivo e o último lançado.

Não se trata apenas da criação de uma numeração qualquer, o versionamento de software é um controle complexo para gerenciamento de mudanças dentro de um sistema, permitindo planejar melhorias e aplicar correções.

É uma forma sistêmica de utilizar uma metodologia de desenvolvimento que vai gerar mais valor ao trabalho dos programadores e torná-lo mais rápido, eficiente e econômico.

A importância de utilizar o versionamento

Um dos principais objetivos do versionamento de software é proporcionar o trabalho em equipe, garantindo que todos os membros do time tenham acesso aos arquivos do projeto e identificando o que cada um está fazendo e as mudanças já realizadas.

Cada programador é responsável por determinadas funcionalidades, porém, durante o trabalho, é comum que mais de um profissional deva realizar alterações em um mesmo arquivo, o que leva a um problema. Como realizar alterações sem prejudicar o trabalho do outro colaborador?

Com o versionamento de software, é possível criar pequenas versões internas, na qual cada um dos programadores fará suas alterações sem se preocupar com os demais membros do time. Isso porque cada versão é isolada, evitando problemas.

automatizacao deployPowered by Rock Convert

Ao mesmo tempo, outros colaboradores podem acessar essas pequenas versões caso necessário, tanto para auxiliar na demanda como para verificar o andamento das tarefas designadas ao programador.

Ao finalizar essa tarefa, o desenvolvedor pode realizar a inclusão de suas alterações na versão comum, o que leva a função a ser disponibilizada aos demais. Caso algum erro aconteça, o controle de versionamento permite reverter as alterações para uma versão anterior, na qual as mudanças não existiam.

Dessa forma, os programadores podem verificar o que gerou o problema e corrigi-lo rapidamente para lançamento de uma nova versão.

Os benefícios de aplicar o versionamento

Utilizar-se do versionamento de software pode trazer uma série de benefícios ao desenvolvimento de aplicações, uma vez que facilita esse processo. Vamos listar algumas das mais importantes.

Desenvolvimento otimizado

Ao utilizar uma ferramenta de versionamento de software, tudo fica muito mais simples, pois é possível manter uma grande equipe trabalhando em um mesmo projeto sem nenhum tipo de conflito no desenvolvimento. Alterações de código são mais ágeis, já que podem ser feitas sem maiores preocupações.

Além disso, temos um ambiente mais colaborativo, uma vez que mais de um profissional pode trabalhar dentro de uma mesma versão em conjunto para o desenvolvimento de determinadas funcionalidades.

Melhoria de segurança

Erros podem acontecer e comprometer a segurança de um software, porém, ao implementar o controle de versão, podemos realizar o downgrade para uma versão anterior e garantir que os dados estejam seguros caso algum problema seja detectado em produção.

Manutenção de um histórico

Além de permitir publicar versões de acordo com o desenvolvimento de novas funcionalidades, o versionamento de software ainda nos garante a manutenção de um histórico de alterações.

Ou seja, se no futuro surgir a dúvida de como uma determinada funcionalidade foi implementada ou quais arquivos foram modificados para seu desenvolvimento, essas informações podem ser facilmente recuperadas na ferramenta de controle de versão.

Correção de bugs

Novas funcionalidades podem gerar problemas, isso é um fato. Porém, com o versionamento, podemos manter versões de teste nas quais podem ser feitas verificações antes de enviar a nova versão para a produção.

Dessa forma, encontramos e tratamos bugs antes que eles possam vir a prejudicar os usuários, aumentando a qualidade do software.

Ajustes estéticos

Por fim, o versionamento também auxilia quando o assunto são ajustes estéticos, que podem ser realizados em versões específicas e enviados para testes antes de um lançamento final aos usuários, apenas para validar as alterações realizadas.

Aqui cabem mudanças de cores, botões, disposição de itens em tela e mais uma série de outras mudanças puramente estéticas.

O versionamento de software é uma metodologia fundamental para o desenvolvimento de aplicações com qualidade, uma vez que se faz necessário o trabalho de vários programadores ao mesmo tempo, utilizando-se dos mesmos arquivos.

Faltou alguma coisa? Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário e vamos ajudar você!

guia de ferramentas devopsPowered by Rock Convert

Deixe um comentário