Quem nunca se deparou com a incompatibilidade de um aplicativo com outro ou com o sistema operacional de uma máquina? Virtualizando os aplicativos isso é facilmente resolvido, pois ele será instalado em um servidor virtual e não em um computador e eliminará os problemas de compatibilidade.

Na verdade, a “computação na nuvem” é algo que já está presente na vida de diversas pessoas. A vantagem econômica é outro destaque que precisa ser ressaltado. A virtualização de servidores, a virtualização de aplicativos e a virtualização da apresentação se ainda não estão em seu dia a dia mas certamente, logo estarão.

A Virtualização de aplicativos nos trouxe a capacidade de executarmos diversos sistemas sem que sejam necessários instalar os mesmos em nossos computadores. Todo o processamento e consumo de recursos é feito por parte dos servidores e não mais por nossos computadores.

Grandes empresas desenvolveram tecnologias capazes de virtualizar aplicações, sendo que, cada uma delas criou sua própria ferramenta específica capaz de trazer todos os benefícios que esta tecnologia possui para empresas de qualquer porte.

Nos dias atuais é comum termos algum aplicativo virtualizado rodando em nosso desktop e acharmos que o mesmo está rodando em nossa máquina e isso se faz graças aos inovações que esta tecnologia nos traz.

Benefícios da virtualização de aplicações

A execução de aplicativos virtuais pode ajudar a reduzir os custos operacionais e de hardware e a simplificar o gerenciamento de aplicativos corporativos, pois todos os processos se tornam centralizados e com isso temos a vantagem de investir em menos equipamentos.

Redução de espaço físico e redução consumo de energia elétrica, já que com a virtualização de aplicativos, temos a capacidade de rodarmos múltiplas aplicações em um mesmo servidor.

Você terá uma TI mais sustentável, a chamada Green TI, uma vez que você adquire menos equipamentos, no final de sua vida útil, serão menos materiais tóxicos para o meio ambiente.

Menor tempo de parada para seu ambiente, pois com as tecnologias de virtualizações atuais é possível fazer migrações com sistemas a quente, ou seja, quando for necessário alguma atualização ou troca de hardware e se faz necessária a movimentação de sistemas, você não terá paradas já que estas tecnologias vem com ferramentas específicas para estes tipos de necessidade.

Capacidade de trabalhar com seu ambiente em HA (High Avaliability), esta tecnologia nos traz a possibilidade de trabalhar com aplicações em servidores rodando em cluster, ou seja, você terá proteção contra falha física de seu servidor em caso de desastres, tendo uma disponibilidade de 100% de sua aplicação.

Você também não terá mais problemas com compatibilidade de hardware e também será possível rodas aplicações novas em máquinas consideradas “velhas”.

Principais Empresas para a Virtualização de Aplicativos

Hoje existem diversas empresas que possuem suas próprias tecnologias para a virtualização de aplicativos, mas é indispensável mencionar algumas empresas como as descritas abaixo:

Citrix – Esta empresa possui diversas ferramentas e soluções de virtualização não só de aplicativos como desktops e servidores, suas principais ferramentas são chamadas de XenApp e XenDesktop. Hoje grande parte das empresas de médio a grande porte possuem alguma solução Citrix. Segue site com mais informações: citrix

Microsoft – A Microsoft com certeza já é uma das empresas mais consagradas por diversas tecnologias desenvolvidas que utilizamos em nosso dia a dia, e na parte de virtualização, não seria diferente. A Microsoft já conta com soluções sólidas para virtualização de aplicativos e servidores, está ainda foi além, disponibilizando um datacenter com diversos serviços em nuvem baseando-se em virtualização. Mais informações em: azure e technet

Vmware – Outra empresa que obteve muito sucesso com o desenvolvimento de tecnologias para virtualização de servidores e aplicativos foi a Vmware. Esta sempre trabalhou exclusivamente na área de virtualização e agora com a adoção do mercado em grande massa a procura desta tecnologia, a Vmware certamente tem destaques entre as gigantes mundiais. Mais informações em: vmware

Tendência de Utilização da Virtualização de Aplicativos por Empresas:

Antigamente existia uma grande dificuldade em se obter suporte à aplicações virtualizadas e esta tecnologia, também sofreu devido ao grande conservadorismo por parte das empresas em optar por uma mudança em suas plataforma de serviços.

Hoje a virtualização de aplicativos está na moda, diversas empresas de todos os portes procuram por tecnologias que trazem centralização das informações e também redução de custos e este é uma das principais vantagens desta tecnologia.

É apenas uma questão de tempo para que muitas equipes de TI passem a utiliza-las de uma forma ou de outra. Pode ser na forma de serviços para Desktop ou até para o apoio a escritórios remoto.

A Tendência de utilização de estruturas em nuvem, ajuda ainda mais esta tecnologia a conquistar seu espaço, diversas empresas que hoje estão com total ou parte de sua infraestrutura em datacenters certamente entregam seus aplicativos a todos colaboradores de forma virtualizada.

 

Conteúdo desenvolvido pela Mundo Open Tecnologia.