fbpx

Você monitora a TI. Quem monitora os negócios?

De nada adianta saber se a capacidade do servidor está no limite, se são perdidos milhões por minuto por não se conseguir vender e ninguém consegue responder o porquê.

Ter apenas a visão do funcionamento dos sistemas e da infraestrutura não garante que o negócio seja bem atendido. Saber qual elemento tecnológico está apresentando intermitência ou parou de funcionar não representa muita coisa se não se souber como esse problema pode afetar as vendas da empresa.

Os negócios são afetados diariamente com as mudanças constantes do mercado. É necessário agilidade e rapidez para manter-se vivo e competitivo e a TI não conseguirá atender a contento todas as novas demandas se estiver focada apenas nos indicadores do seu ambiente.

Faz tempo que o mercado fala em BIA (business impact analysis). Em bom português significa analisar, qualificar e classificar todos os elementos que suportam e impactam na continuidade dos negócios.

Por isso, é vital conhecer detalhadamente todo o ambiente, determinar o que é fundamental, crítico e tratar com a importância necessária, implementar contingenciamento para as funções essenciais e um plano de disaster recovery, que garantirá a continuidade dos negócios.

Infelizmente o BIA é muitas vezes negligenciado e muito pouco (ou quase nada) é feito para garantir que as providências identificadas nele sejam efetivamente tomadas.

A correta implantação e operação da gestão de serviços fornece às corporações a garantia que seus negócios serão tratados com prioridade e os riscos identificados pelo BIA não sejam esquecidos.

Medir o comportamento do negócio e suas oscilações com uma visão top down é a única maneira para conseguir entender o que está acontecendo com o ambiente e reagir proativamente para não permitir que nada fique indisponível.

Profissionais atualizados com visão do todo, ambientes flexíveis e ágeis deixaram de ser um diferencial e tornaram-se pré-requisitos para quem pretende permanecer na vanguarda.

Monitorar e conhecer o ambiente tecnológico é importante, porém gerenciar e conhecer detalhadamente o negócio é vital.

ContatoPowered by Rock Convert

Deixe um comentário