Certificação em TI: 6 motivos para capacitar sua equipe

Que tal começar a melhorar o currículo da sua equipe? A certificação em TI é um diferencial e tanto para o profissional da área, porque é ela que atesta o seu nível de especialização.

Não por acaso, as corporações de grande porte levam muito em conta as certificações para determinar se o candidato está apto a realizar as atividades pertinentes ao cargo e, também, o que precisa ser aprimorado para que ele consiga evoluir.

São vários os motivos para as maiores empresas agirem assim. Afinal, contar com um quadro de funcionários bem capacitados só pode resultar no crescimento e na construção de uma boa reputação em um mercado tão competitivo e, ao mesmo tempo, aquecido.

Ainda não sentiu motivações para começar a investir na certificação dos seus colaboradores? Então, sugerimos que continue a leitura deste post e conheça 7 razões para capacitar sua equipe!

1. Vantagens competitivas

O setor de TI é um dos poucos que vêm crescendo em meio à crise econômica. De acordo com um estudo realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), em parceria com o International Data Corporation (IDC), somente no Brasil houve um crescimento de 9,2%, em 2015.

Muito disso se deve ao seguinte fato: novas tecnologias surgem com frequência e logo se mostram necessárias para que empresas façam a sua adoção para continuarem se desenvolvendo.

Conseguir vantagens competitivas nesse momento pode gerar um ótimo retorno, não é mesmo? Mas, de que forma a certificação em TI contribui para isso?

O investimento na qualificação dos funcionários credencia a empresa como potencial prestadora de serviços de excelência, transmitindo maior confiabilidade e autoridade para solucionar os conflitos dos clientes.

2. Aumento de produtividade

Tendo grande potencial para deixar os clientes plenamente satisfeitos, decerto a responsabilidade em entregar um serviço à altura será maior. Porém, nada disso é uma preocupação quando os funcionários são bem treinados a ponto de conseguirem suas certificações.

O rendimento de um profissional de TI — assim como em qualquer área — aumenta na medida em que se adquire mais conhecimento técnico.

Como a empresa que investiu na qualificação já sabe o que esperar dos colaboradores certificados, não só a estipulação de metas serão facilitadas, como o cumprimento delas também deixará de ser algo fora da realidade.

3. Redução de falhas

Serviços de TI não oferecem espaço para falhas, pois as mesmas podem custar muito caro para a empresa — principalmente se ela presta serviços online.

Por exemplo: qual seria o prejuízo em caso de indisponibilidade? Um sistema indisponível por horas gera perda de dinheiro em vários aspectos, desde a inoperabilidade dos empregados, como na interrupção dos processos de negócio.

Agora, vamos piorar o exemplo: imagine o que aconteceria se falhas de segurança acarretassem em perda de dados ou brechas para cibercriminosos invadirem o sistema? São problemas capazes de denegrir a reputação e a saúde financeira da empresa para sempre!

Para conquistar uma certificação em TI, geralmente o estudante precisa adquirir domínio em questões de segurança inseridas na disciplina. Em outras palavras, funcionários treinados e certificados absorveram os fundamentos de Segurança da Informação, e estão prontos para garantir que as melhores práticas para cada atividade serão aplicadas.

4. Engajamento e motivação

Infelizmente, a falta de motivação por parte dos colaboradores, assim  como o baixo comprometimento em colaborar para o crescimento, são reflexos da maioria das empresas no Brasil.

Quando desmotivado, o profissional se sente depreciado pelo mercado e se conforma em trabalhar somente para manter o seu emprego, o que é popularmente conhecido como “trabalhar por pura necessidade”.

No entanto, o panorama muda completamente a partir do momento em que a empresa se dispõe a investir na carreira dos empregados, pois eles passam a enxergar uma perspectiva real de crescimento.

Os seus funcionários, sejam eles a equipe de desenvolvimento de software, suporte técnico, administradores de redes ou qualquer outra ocupação, se dedicaram na sua formação para chegar até onde estão.

Por outro lado, isso não significa que fizeram tudo isso para estacionar — todos querem alcançar patamares mais altos na carreira. A certificação é um ótimo meio de reter esses talentos.

Portanto, dê a oportunidade para que os seus profissionais adquiram certificações em suas áreas. O ânimo e a motivação para darem o melhor de si para a sua empresa será muito maior.

5. Flexibilidade dos cursos para certificação em TI

Muitos dos tomadores de decisão podem enxergar os cursos ou treinamentos como fatores para interrupção do trabalho, além de gerarem custos para a gestão.

Isso não é bem uma verdade, visto que as instituições que fornecem cursos para empresas já compreendem as suas peculiaridades e, portanto, costumam ofertar planos flexíveis ou adaptados conforme as necessidades — datas e horários que se encaixam ao cronograma da companhia.

Outro ponto que merece atenção é a capacitação dos funcionários de forma conjunta, ou seja, sem precisar dedicar o orçamento em uma variedade de cursos isolados.

6. Programas de parceria

Há casos onde as organizações que fornecem as certificações, como Cisco, Microsoft e Oracle, oferecem uma parceria de alto nível com empresas — na condição de que certifiquem um número maior de funcionários.

Esse tipo de parceria pode gerar muitos benefícios para a sua empresa, tais como:

  • programas de aperfeiçoamento;
  • licenciamentos;
  • serviços de consultoria de parceiro;
  • serviços de suporte e implementação;
  • treinamentos específicos, etc.

Resumindo, são parcerias que elevam ainda mais o patamar de uma empresa de TI e contribuem diretamente para a capacitação de profissionais, desenvolvimento de estratégias e otimização do ambiente de trabalho.

A capacitação deve ser encarada como um processo

São muitos os motivos para investir na qualificação dos funcionários e os benefícios dessa iniciativa são atrativos. Porém, para que essa evolução realmente aconteça, tudo deve ser planejado para se tornar um processo e não um evento.

A certificação em TI deve ser contínua para que surta efeitos a longo prazo, sobretudo em relação aos aspectos motivacionais dos colaboradores. Ações eventuais gerarão apenas empolgações, o que não é interessante para nenhuma empresa.

Sabendo de tudo que a sua empresa pode conquistar capacitando a equipe, essa estratégia já começou a fazer parte dos seus planos? Como ela pode contribuir para o crescimento? Conte para a gente nos comentários!

2017-06-02T18:16:31+00:00 0 Comments