A quantidade de dados que uma empresa precisa gerenciar continua a crescer exponencialmente, criando níveis sem precedentes de desafios para os profissionais de gerenciamento de TI. As práticas ITIL lidam com esses desafios, combinando as melhores estratégias da gestão de serviços de TI com uma profunda compreensão dos requisitos de negócios. A certificação ITIL garante que dados sejam coletados, analisados e distribuídos seguindo uma metodologia confiável.

O resultado é máxima eficiência e menores tempos de resposta. O poder dos processos ITIL de garantir resultados de alto impacto, maior satisfação para os clientes e menores gastos de recursos está mais que comprovado.

À medida que mais empresas percebem a eficácia da gestão ITIL, a necessidade de profissionais certificados se torna crescente em diversas indústrias, como na saúde ou no ensino superior.

O que é a certificação ITIL?

O ITIL é o framework de fundação mais amplamente aceito no mercado. Consiste num conjunto de práticas usado pelas empresas para gerenciar seus serviços de TI. Ele fornece a estrutura para a entrega e administração de diferentes serviços, visando uma experiência de usuário consistente.

As práticas ITIL ajudam a alcançar um serviço de boa qualidade e auxiliam a superação de dificuldades que podem surgir no desenvolvimento de sistemas de TI. Muitas empresas internacionais, como a Microsoft e a IBM, se beneficiaram da implementação bem sucedida dos protocolos ITIL em seu gerenciamento de serviços de TI.

Por meio do uso do ITIL Service Lifecycle (Ciclo de Vida do Serviço ITIL), o framework ajuda as organizações a se transformarem e se adaptarem às mudanças no âmbito econômico e do mercado. Isso auxilia na implantação de melhorias adicionais nas práticas, que são orientadas para o alcance de altos níveis de desempenho.

Um bom conhecimento do ITIL vai ajudar toda sua equipe. A necessidade é tanta que cada vez mais organizações estão fornecendo treinamentos locais a respeito de sua implantação e, em alguns casos, patrocinando a jornada de certificação ITIL de seus funcionários.

Que tipos de certificação ITIL existem?

Existem quatro níveis para a certificação ITIL:

  • ITIL Foundation;
  • ITIL Intermediate;
  • ITIL Expert;
  • ITIL Master.

O ITIL Foundation oferece um olhar básico sobre os fundamentos do ITIL e dá aos novos alunos o conceito a informação que precisam para entender tudo que ITIL implica.

O ITIL Intermediate detalha as cinco principais fases do framework ITIL, enquanto o Expert dá aos alunos mais avançados um olhar para os detalhes da estrutura ITIL. O ITIL Master, por sua vez, mostra que a pessoa certificada é capaz de realizar toda a implementação do protocolo ITIL em quadros do mundo real.

Como obter a certificação ITIL?

A certificação da ITIL Foundation abrange os conceitos básicos do ITIL e é nela que a maioria dos iniciantes pode começar seu processo de aprendizagem. A certificação não tem pré-requisitos e qualquer pessoa com um interesse no assunto pode fazer o exame.

Embora ela cubra todas as cinco áreas de prática do Ciclo de Vida do Serviço ITIL, incluindo como os diferentes estágios estão ligados entre si, um profissional que completar o certificado da ITIL Foundation precisará chegar ao nível intermediário, antes de poder se qualificar para posições de gerenciamento de serviços.

O exame tem 40 perguntas de múltipla escolha e duração de no máximo uma hora. Seu custo varia entre US$ 205 e US$ 250.

Quais são os benefícios organizacionais da certificação ITIL?

Com a ITIL, as organizações obtêm os seguintes benefícios:

  • Produtividade aumentada;
  • Custos de serviços reduzidos, pela utilização melhor e mais eficiente dos recursos;
  • Maior visibilidade dos custos e ativos de TI;
  • Economia em treinamentos;
  • Maior satisfação do cliente;
  • Maior retenção de pessoal;
  • Uso correto de suas competências e experiências;
  • Retorno sobre investimento (ROI) aumentado em TI.

Por que você deveria considerar a certificação?

O ITIL é um conjunto mundialmente reconhecido de boas práticas, que encontra implementação no gerenciamento de serviços de TI de muitas organizações. Hoje, há uma escassez de profissionais certificados na área de TI. Isso significa que sua obtenção é boa tanto para o profissional certificado quanto para a organização de que ele faz parte.

A certificação nos diferentes níveis de ITIL oferece vantagem competitiva sobre a concorrência e ainda se traduz em custos menores para formação e implantação de uma estrutura bem sucedida.

Além disso, existem vários benefícios pontuais que a certificação ITIL pode trazer a um profissional, como veremos a seguir.

1. Melhores salários

Tal como acontece com outras certificações, a ITIL facilita o aumento de salários e promoções para papéis e cargos de nível mais elevado. Segundo relatório da Payscale.com, profissionais que possuem ITIL nos Estados Unidos ganham um salário médio muito maior que outros membros da indústria.

2. Habilidades em alta demanda

Três principais características do ITIL contribuem para a crescente demanda e popularidade desse quadro em organizações internacionais:

  • Uma base estável ou ambiente de TI em que o conjunto de práticas se demonstra útil;
  • A prova de que estes profissionais estão prontos para acompanhar as mudanças tecnológicas de seu tempo;
  • A capacidade de fornecer confiabilidade através da maximização do valor de novas estratégias tecnológicas.

Conforme os departamentos de TI precisam implementar estruturas ITIL em maior escala, ganhar conhecimento na área faz com que o profissional seja mais valorizado dentro da organização. Eles se tornam ativos fortes para a companhia e gestores disputados no mercado de trabalho.

3. A certificação ITIL abre caminho para melhores papéis nas organizações

Hoje, essa certificação é tão importante no mercado que dá vantagem aos candidatos que a possuem. Eles podem fazer sua escolha entre organizações e papéis que gostariam de exercer e possuem maior mobilidade em suas carreiras.

4. Oportunidades globais

Com uma certificação ITIL, se você se decidir mudar para o exterior não terá de mudar de emprego. Existem mais de 10000 empresas e organizações em todo mundo que adotam a estrutura, portanto mercado de trabalho não vai faltar para os profissionais que apostarem nessa qualificação.

A certificação ITIL também aumenta a vantagem competitiva de gerentes de TI, diretores, analistas de negócios e consultores, pois mostra a potenciais empregadores um forte nível de compromisso com o sucesso profissional.

Ao complementar a certificação em uma disciplina ITIL, os profissionais ganham uma abordagem sistemática e profissionalmente valorizada para a metodologia das melhores práticas. Um profissional ITIL fala o mesmo idioma que outros em todo o mundo e será capaz de estabelecer uma rede de contatos com a elite da TI mundial.

A certificação ITIL é boa para os negócios e para você. Gostou de conhecer melhor sua aplicabilidade e as informações sobre como obtê-la? Então, aproveite e compartilhe esse post agora mesmo!