Como DevOps pode melhorar a segurança da informação

É fato que o surgimento da metodologia DevOps tem revolucionado a forma como grandes áreas de TI podem conseguir gerenciar seus trabalhos dentro da idealização de uma infraestrutura ágil e senso colaborativo, porém seu uso também costuma gerar uma onda de receio nos profissionais envolvidos, principalmente com a segurança, por não haver confiança total de que abrindo mais espaço para participação poderá ser preservado o nível de proteção a informações estratégicas.

Temer pela segurança é natural e necessário, porém nem todas as empresas o aprenderam a fazer de forma otimista, ou seja, não conseguiram ainda visualizar a intrínseca relação do DevOps com o possível aumento na segurança de dados, pelas razões que trazemos a seguir e sobre as quais todo profissional da área poderá ponderar para entender o benefício disto caso a execução seja correta:

Ora, se DevOps é uma ferramenta para implementação de TI Bimodal – algo relativamente novo e ainda em consolidação no mercado – como ele pode dar certeza da segurança?

De início, é importante esclarecer que TI Bimodal, em nenhum momento, pretende colocar em risco a segurança da informação. Pelo contrário, esta tendência procura agilizar sem desvalorizar. E valor também está intimamente ligado à segurança. Aumentar a segurança é agregar valor ao negócio.

E aqui estão alguns pontos chaves em que o uso de DevOps pode melhorar a segurança da informação:

1. Maior colaboração e análises verificativas desde o início

Partindo direto para a aplicação de DevOps no sentido de ajudar a segurança, não como um agente disso em si, mas indiretamente sendo um colaborador para que haja mais confiabilidade nas operações desde o início de seu desenvolvimento, vemos que o DevOps (em entendimento resumido aqui: a automatização) não precisa se configurar como um agente de segurança no sentido de fiscalizar a operação da empresa, mas sim ser um colaborador ativo para que esta segurança ocorra, uma vez que preza por fatores relacionados à confiabilidade, proteção e análise do desempenho desde as primeiras etapas, além de permitir ao gestor o monitoramento mais apurado de tudo o que envolva este esforço.

Ao nos dirigirmos a grandes companhias, sabemos que segurança da informação é um desafio e um fator crucial para garantir que não vazem informações estratégicas e que os dados essenciais sejam disponibilizados somente a quem tem autorização. Porém, desde que executado com uma ferramenta e conduzido de forma correta, com apoio de empresa especializada, o DevOps pode ajudar a empresa a conquistar maior grau de segurança e controle sobre os processos que desenvolve.

2. Maior confiabilidade em todas as etapas

Testando a performance de um software etapa por etapa, é mais garantido que a empresa consiga identificar falhas, desajustes, aplicações incompletas e necessidades ainda não supridas pelas funcionalidades, o que garante que o software seja corrigido “instantaneamente” e prossiga às suas demais etapas com maior grau de confiança.

Um software confiável desenvolvido com ajuda de DevOps diminui as chances de erros passarem despercebidos e permite que, assim que eles sejam identificados, haja interferência pronta e positiva, para minimizar problemas.

Além disto, pela capacidade de ser disponibilizado em uma ferramenta multi-inquilino, que funcione em ambientes híbridos e permita múltiplos mecanismos de autenticação (incluindo seu próprio servidor), o DevOps garante que as equipes trabalhem sincronizadas, que os acessos sejam certificados e que os times operem ambientes que antes pareciam complexos em uma interface de maior facilidade, o que diminui a chance de cometerem erros involuntários por má interpretação de requisitos.

3. Maior poder de intervenção

Bem, ao passo que a adoção da TI Bimodal começa a acontecer com o uso de DevOps aumentando a participação, a possibilidade de intervenção para resolver problemas a tempo também se eleva, o que contribui para a segurança da informação. Saber quando ocorrem as falhas e problemas e poder interferir para solucioná-los antes que comprometam outras etapas do desenvolvimento e assim coloquem em risco a segurança e garantia de que somente quem tem aceso autorizado possa visualizar, consultar ou utilizar determinada aplicação, é mais um fator que constitui a vantagem do DevOps como diferencial para o modelo de empresas do futuro.

4. Mais tranquilidade com Outsourcing

Implementando DevOps em sua organização com adequada ajuda de uma empresa especializada na área – ou seja, por Outsourcing – você tem a tranquilidade de conduzir os trabalhos de interdependência entre seus setores de TI de forma orientada por profissionais experientes no assunto, capazes de auxiliar na obtenção de resultados eficazes.

Terceirizando uma parte deste empenho, os gestores conseguem controlar melhor a interação e a entrega de suas equipes, integrando-as efetivamente para que respondam mais rapidamente a outros setores e com aplicações cada vez mais ajustadas às necessidades deles, a fim de chegar ao produto final com alto nível de qualidade e em tempo recorde.

Com a comunicação sendo feita de forma correta e orientada, os esforços de entrega de software são consideravelmente diminuídos e a segurança da informação também se eleva, pois uma vez que os programas e aplicações são entregues com mais confiabilidade e de acordo com feedbacks contínuos entre as áreas, os índices de falhas se reduzem, bem como a probabilidade de contratempos e problemas técnicos ou de desempenho.

Além disto, com treinamentos fornecidos por uma empresa terceirizada que seja especialista no assunto, suas equipes tendem a se tornar muito mais aptas não só a entender, aderir e colaborar com a Cultura Ágil e com a TI Bimodal, como também a proteger informações, tomar cuidado com senhas, permissões e deploys em teste e resguardar dados para cuja proteção seja essencial a responsabilidade e cooperação dos funcionários que os utilizam também. Isto é de grande valor, pois em muitas empresas às vezes os problemas de segurança se originam de mau uso por parte dos próprios colaboradores, os quais mesmo que involuntariamente e por não saber operar de forma totalmente segura os componentes de TI, acabam por colocar em risco a integridade de informações importantes.

E então, você também consegue compreender como o uso do DevOps pode melhorar a segurança da informação?

Deixe um comentário com sua opinião; interaja conosco!

2018-04-05T20:30:37+00:000 Comments