Duas análises são fundamentais antes de explicarmos por que os projetos de TI têm um índice alto de fracasso.

Primeiro, vamos conceituar o que é fracasso em um projeto. Segundo o PMI, um projeto é considerado um fracasso quando os objetivos esperados não são alcançados, principalmente os relativos a custo, prazo, escopo e qualidade.

O segundo conceito está intimamente ligado à subjetividade na definição do escopo e à mudança constante das expectativas dos resultados pelas partes interessadas. Um comparativo com projetos de outras áreas deixa claro essa diferença, na construção civil, talvez a área mais antiga a realizar e gerenciar projetos da história, a quantidade de fracassos, comparados à área de TI, são desprezíveis.

Comparando novamente projetos de áreas diferentes, por exemplo, é absolutamente impensado designar um pedreiro com pouca formação acadêmica para ser o responsável pelo projeto e, assim, ser também o responsável pelos cálculos das fundações da construção de um prédio; em TI, absurdo semelhante acontece recorrentemente.

Pergunte a um mestre de obras experiente se é possível reduzir o tempo de construção de uma parede colocando diversos pedreiros trabalhando ao mesmo tempo. Parece óbvia a resposta. Situação semelhante ocorre em projetos de desenvolvimento de sistemas, a diferença é que o responsável pelo projeto acredita ser possível dividir o trabalho entre vários desenvolvedores inexperientes e obter um resultado satisfatório.

Mesmo que os exemplos acima sejam mais do que suficientes para explicar o porquê da quantidade elevada de fracassos nos projetos de TI, acreditem, eles não são os mais relevantes. Acreditar que é possível entregar um novo produto em tempo recorde, mantendo-se os custos e qualidade, com alteração constante do que se deseja é de longe o maior responsável – diga-se “vilão” – pelo número gigantesco de fracassos em projetos de TI.

Mudar esse cenário não é fácil e tampouco há previsão de solução a curto prazo. Isto porque os executivos responsáveis pela aquisição de projetos precisam mostrar para a companhia que estão trabalhando e que todos os esforços estão sendo realizados para a entrega dos projetos, que têm por objetivo mudar a história da empresa. Do outro lado, vendedores sedentos por baterem suas metas buscam todos os dias executivos desesperados que buscam soluções imediatas para seus problemas.

O fato é que ainda vai levar um bom tempo para que a área de TI ganhe maturidade suficiente para entregar projetos com qualidade e responsabilidade.