A estrutura da biblioteca ITIL
A ITIL é organizada em cinco livros que consideram o ciclo de vida do serviço. Estes livros são:
- Estratégia de Serviço
- Desenho de Serviço
- Transição de Serviço
- Operação de Serviço
- Melhoria de Serviço Continuada
Veja na figura abaixo as interfaces entre estas cinco principais publicações.
Cada estágio do ciclo de vida do serviço influencia (saídas/feedback) e é influenciado (entradas/feedback) por outros estágios.
As organizações que implementam de forma bem sucedida as boas práticas descritas na ITIL conquistam benefícios como:
- Aumento da disponibilidade dos serviços aos clientes;
- Melhor retorno sobre o investimento em serviços de TI;
- Ambientes de suporte simplificados (e integrados);
- Redução de incidentes e menos “incêndios” para apagar;
- Melhor utilização de ativos de TI;
- Mais tempo das equipes especializadas para se dedicarem para inovação e automação de processos de negócio;
- Redução do turnover da equipe;
- Melhor capacidade de planejar e habilidade de responder às necessidades dos clientes de forma eficaz e eficiente;
- Melhor conhecimento da organização de TI;
- Melhor relacionamento entre TI, fornecedores externos e o negócio.
Pense sobre quais benefícios você gostaria de ter na sua organização. Como as recomendações da ITIL e um gerenciamento efetivo de serviços poderiam ajuda-lo a conquistar estes objetivos?
Para refletir sobre isso, considere que as disciplinas da ITIL podem auxiliar as organizações de TI a melhorarem a qualidade dos serviços de TI que fornecem:
- Demonstrando o valor do dinheiro
- Comunicando e explicando processos, papéis e serviços aos clientes.
- Acordando e tornando claras as estratégias de serviços assegurando o alinhamento que o negócio precisa.
Até a próxima!