Um pouco mais sobre Estratégia de Serviço
A razão de ser da Estratégia de Serviço é transformar o gerenciamento de serviços de TI em um ativo estratégico que acrescente valor à organização e suporte os objetivos do negócio.
As boas práticas da Estratégia de Serviço definidas na ITIL ajudam as organizações a considerarem os seguintes aspectos:
[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”][fusion_checklist]
- Definir quais são as estratégias (de TI) que fazem sentido para o negócio;
- Definir os serviços de TI e identificar os clientes destes serviços;
- Compreender como o valor (benefícios) serão atingidos;
- Reconhecer as oportunidades para introduzir novos serviços e angariar novos clientes;
- Acordar e implementar um modelo de fornecimento de serviços otimizado;
- Avaliar os recursos e habilidades necessárias para implementar (e executar) a estratégia;
- Estabelecer processos e métodos que suportem o relacionamento entre a TI e o negócio.
[/fusion_checklist]
A Estratégia de Serviço fornece informação a alta gestão para ajudá-los a criar uma estratégia que suporte os seus clientes. Eles também precisam definir uma estratégia para gerenciar serviços de TI.
As organizações que não fornecem um serviço que ofereça benefícios únicos aos seus clientes, podem facilmente serem substituídas por provedores alternativos.
Toda organização deve usar o guia de boas práticas da Estratégia de Serviço, em conjunto com o conhecimento e experiência interno, para definir uma abordagem para entregar melhores benefícios (valor). Algumas questões simples podem ajudar organizações a identificar os seus diferenciais.
1. Quais as ofertas de serviços são únicas e não podem ser facilmente substituídas?
2. Quais as ofertas de serviços mais rentáveis?
3. Quais ofertas de serviços possuem a maioria de usuários e clientes satisfeitos?
As respostas para estas perguntas influenciam o planejamento e futuras decisões estratégicas da organização.
Até a próxima![/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]