Como automatizar o seu deploy?
O processo de promoção para produção de aplicações ainda é tratado, em muitas empresas, como algo primário.
Depois de tantas falhas e problemas com grandes perdas financeiras, está na hora das empresas e dos profissionais conhecerem a devida importância de automatizar os seus deploys, levando em consideração a alternativa responsável de fazê-los com produtos nacionais.
Existem fornecedores brasileiros com importantes diferenciais e não são só de custo, mas na seriedade dos compromissos de customização e, diferente do que pensamos, com muito respeito tanto ao cumprimento dos prazos acordados, quanto à qualidade dos produtos comercializados.
Para os que ainda acreditam economizar fazendo seus deploys manualmente, não podem se esquecer de contabilizar todos os custos, pois há as infindáveis horas extras realizadas à noite e aos finais de semana. Claro, quando tudo acontece como planejado, existem custos que ninguém previa e que depois não são contabilizados, mas que a empresa paga. Estes acontecem quando o deploy não dá certo. As horas extras aumentam significamente, e o que seria rapidamente resolvido com a informação de um log ou rastreamento, demora muito mais tempo, pois a única opção de solução é por tentativa e erro.
Depois de um problema no deploy, em que a continuidade do negócio é afetada, é comum ver as empresas correndo desesperadamente atrás de fornecedores de ferramentas. As escolhas, na maioria das vezes, estão ligadas quase que exclusivamente a preços, o que é um grande erro.
A ansiedade por solução rápida pode levar as empresas a uma enorme frustração e um dinheiro jogado fora. Antes de decidir, é fundamental avaliar qual serviço será necessário para as suas necessidades, qual valor agregado a ferramenta trará ao negócio e qual plano de suporte técnico será contratado para minimizar as perdas quando as coisas não acontecerem como planejado.
A melhor maneira para ter certeza de qual ferramenta adquirir é realizar uma prova de conceito (POC), que nada mais é do que uma demonstração das ferramentas e processo dos fornecedores no cenário da sua empresa, com suas necessidades, limitações e problemas. Desta maneira, é mais fácil identificar e avaliar qual a melhor solução para as suas necessidades e, claro, para o seu bolso.