Os 7 Rs do Gerenciamento de Mudanças
A Avaliação de uma mudança é uma das atividades mais importantes do processo de Gerenciamento de Mudanças, pois permite a compreensão do seu impacto, riscos e benefícios.
Quando a avaliação de uma mudança não é feita adequadamente pode resultar em uma mudança mal sucedida. Ou seja, que não atendeu as expectativas e os benefícios esperados pelo negócio ou gerou um efeito não esperado no serviço em produção.
Muitas organizações desenvolvem seus próprios modelos de avaliação de impacto para diferentes tipos de mudanças. Obviamente, as mudanças mais complexas exigem maior quantidade de detalhes para permitir uma avaliação assertiva.
Através de sete perguntas simples, o modelo dos 7 Rs pode servir como uma ótima referência para avaliar mudanças, principalmente para organizações que ainda não estabeleceram esta atividade formalmente.
As questões são:
- Quem REQUISITOU a mudança?
- Qual é a RAZÃO da mudança?
- Qual é o RETORNO esperado com a mudança?
- Quais são os RISCOS envolvidos na mudança?
- Quais RECURSOS são necessários para entregar (viabilizar) a mudança?
- Quem são os RESPONSÁVEIS pela construção, teste e implementação da mudança?
- Qual é o RELACIONAMENTO entre esta mudança com outras mudanças?
Simples, não?
Faça uma experiência. Os resultados podem ser surpreendentes!
Até a próxima!