fbpx

A implantação de uma ferramenta de Gerenciamento de Configuração decretou o fim da concorrência de deploy

Quem já participou de um change managment sabe muito bem o terror que é conseguir conciliar todas as mudanças com todas as necessidades da produção. A primeira reunião para discutir um deploy, começa sempre com a informação de que não existe janela técnica disponível para efetuar todas as alterações que a área de desenvolvimento está propondo. Com discussões infindáveis e soluções pouco ortodoxas, essas reuniões sempre terminavam com um gosto amargo nas bocas de todos os participantes.

Situações assim ocorrem, além do eterno medo em realizar qualquer alteração no ambiente de produção, principalmente porque todos têm a convicção de que as alterações irão degradá-lo, reduzindo a disponibilidade dos serviços para a área de negócio e para o cliente final.

A ferramenta de Gerenciamento de Configuração vem derrubar, em definitivo, estes paradigmas. Isso porque, uma vez bem implementada, ela possui informações sobre cada processo que utiliza, cada elemento de rede, e isso a dá uma clara dimensão dos espaços e baixa utilização em cada componente.

Sabendo-se onde existem as lacunas, fica fácil determinar qual o melhor horário para a implantação de uma nova alteração porque, vejamos, se sabemos que o backup utiliza fortemente a rede de comunicação e que ele tem picos e vales de utilização, podemos planejá-la nos vales de utilização dos backups e, assim, não causar lentidão na rede de comunicação.

Esta mesma analogia é utilizada para o processamento nos servidores e aplicações. Saber programar e utilizar os espaços ociosos para realizar o deploy é primordial.

Outra característica positiva na implantação da ferramenta é determinar para qual momento o usuário que solicitou o deploy necessitará, de fato, da sua disponibilização. Desta maneira, além de diminuir sua irritação, deixando-o disponível uma madrugada inteira para ser acionado apenas no final da janela, ele passa a acioná-lo em dia e horário preciso, o que pode até ser no próximo dia útil.

Esta maneira inteligente de cuidar dos ambientes, decreta definitivamente não só o final da concorrência da infraestrutura das aplicações, como principalmente das pessoas. Antigamente era necessário um verdadeiro batalhão de profissionais, todos ávidos por conseguir fazer o seu deploy primeiro para validar e ter mais tempo para corrigir eventuais erros, provocando inevitáveis brigas. As ferramentas atuais permitem que os profissionais atuem de maneira absolutamente pontual e apenas para validar o funcionamento, não necessitando mais passar horas inserindo comandos em várias partes da estrutura para conseguir publicar uma alteração.

 

ContatoPowered by Rock Convert

Deixe um comentário