fbpx

A mudança, essa incompreendida

Muito se fala em gestão de mudanças, mas poucos conseguem entendê-la sem estressar as empresas e principalmente os clientes.

Conceitualmente, “gerenciar mudanças” é utilizar os processos, as ferramentas e todas as técnicas necessárias para garantir que os resultados previstos sejam atingidos da forma mais eficaz possível.

O sonho de muitos gestores é conseguir diminuir e até eliminar definitivamente as mudanças nas corporações. Mas eles se esquecem que a única coisa imutável é a própria mudança; sem ela nada evolui, pelo contrário, as pessoas e corporações que não mudam estão fadadas a extinção.

Para eliminar o medo e a resistência e garantir a sobrevivência é fundamental a implantação de um processo de gestão de mudanças bem estruturado, o que é algo extremante complexo e dinâmico. Envolve uma transição da situação atual, que na grande maioria das vezes é rígida e resistente para uma situação futura desejada.

O primeiro passo é definir o escopo do projeto, afinal somente com ele é possível implantar de maneira estruturada a prática da gestão de mudanças.

A caminhada entre onde se está para onde se quer chegar deve ser coordenada de forma totalmente integrada: os objetivos esperados, os agentes de mudança, as pessoas, o público-alvo, compreender as necessidades e os processos de negócio, utilizar as melhores tecnologias e respeitando a cultura da organização.

Uma abordagem equilibrada dos aspectos técnicos e organizacionais contribui para uma transformação mais rápida e completa.

Como dissemos no início, a resistência à mudança é algo muito comum em todos os níveis das corporações,  desta maneira, torna-se crítico para o sucesso do projeto conseguir o comprometimento das pessoas para com os resultados a serem atingidos. A melhor opção é fazer com que elas se sintam agentes importantes no processo.

Uma dica para quem pretende iniciar o caminho para implantar corretamente a gestão de mudança é que dada a grande complexidade e dimensão que o processo de mudança costuma ter, o mais importante é concentrar-se no foco, nos resultados a serem atingidos, nas soluções, e não nos problemas.

ContatoPowered by Rock Convert

Deixe um comentário