Além de estar na moda, há alguma vantagem em implantar um Escritório de projetos?
Definido como o departamento que tem a missão de manter uma visão integrada do plano estratégico em toda a cadeia de valor da organização e que tem também o objetivo de garantir a implementação dos projetos dentro do prazo e custo definidos, o PMO (Project Management Office), ou Escritório de projetos, virou moda na maioria das organizações. Todo diretor de tecnologia que se preze tem um em sua estrutura.
Virou moda porque tudo o que se faz atualmente nas organizações são projetos e todo mundo é gerente de projetos, assim, a maneira mais fácil encontrada para gerenciar e obter informações sobre o andamento destes é colocar um grupo de pessoas controlando tudo a todo momento.
Na maioria das organizações, o PMO – nome equivocado, que foi dado ao chefe do Escritório de projetos –, tem um poder quase de senhor de engenho: “pode mandar prender e soltar”, transmite medo a todos, dita regras e pune com rigidez quem não as cumpre.
Quem já trabalhou em projetos conhece as dificuldades de quem tenta entregá-los respeitando integralmente o que foi contratado. E ter alguém fiscalizando tudo o que se faz com o único objetivo de punir não é a melhor forma de se alcançar o sucesso.
A moda passa, e o que é bom permanece. A maturidade conquistada depois de anos de insucessos nos projetos, em contrapartida dos benefícios alcançados pelas empresas que corrigiram suas rotas e ajustaram seus Escritórios de projetos para auxiliar e apoiar os times, refletiram em melhorias. Tais como:
[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”][fusion_checklist]
- + de 38% na estimativa de prazos;
- + de 33% na estimativa de esforço e custos;
- + de 37% na satisfação dos clientes;
- + de 37% no alinhamento dos projetos com as estratégias de negócio;
- + de 21% no time to market;
- + de 31% de melhoria na qualidade;
[/fusion_checklist]
E um aumento total de 27,9% no retorno sobre o investimento.
O resultado é inquestionável e convence até o mais cético dos executivos. Afinal, quem não gostaria de ter um aumento tão significativo no retorno do investimento em um projeto?
Dificilmente encontraremos quem discorde das vantagens em implantar um Escritório de projetos, mas é preciso muito cuidado, os vendedores de sonhos de resultados fáceis continuam à solta. Eles prometem soluções fantásticas, rápidas, com implantações simples. E, tudo isso, as boas práticas já provaram que não é verdade.
O que sabemos certamente é que para se conseguir os números acima é necessária uma grande mudança na cultura da empresa, na cabeça dos executivos e, principalmente e fundamentalmente, na maneira como as pessoas “acham” que se gerencia projetos.
[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]