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Anatomia do Processo de Gerenciamento de Liberação e Implantação – Parte 1

A ITIL oferece um guia completo para o gerenciamento de liberações e implantações. Neste e nos próximos artigos iremos conhecer mais a fundo os principais conceitos, objetivos e atividades em torno deste processo.

Qual é a “razão de ser” deste processo?

O gerenciamento de liberação e implantação preconiza a construção, teste e entrega dos serviços especificados na fase de desenho do serviço aos clientes.

Sendo assim, uma das maiores preocupações do processo é de implantar liberações no ambiente de produção e estabelecer o uso efetivo do serviço, a fim de entrar os benefícios esperados pelos clientes.

O processo de gerenciamento de liberações e implantação também se preocupa em assegurar a “passagem de bastão” (handover) para a operação do serviço, garantindo o suporte contínuo do novo serviço através da disponibilização de treinamentos e documentações adequados.

Quais são os principais objetivos do processo?

Os principais objetivos são:

  • Definir e acordar  planos de liberação e implantação com os clientes/partes interessadas;
  • Garantir que cada pacote de liberação consista em um conjunto de ativos e componentes de serviço relacionados que sejam compatíveis uns com os outros;
  • Garantir que a integridade de um pacote de liberação e seus componentes seja mantida durante as atividades de transição e registrada adequadamente no sistema de gerenciamento da configuração;
  • Garantir que todos os pacotes de liberação e implantação possam ser rastreados, instalados, testados, verificados e/ou desinstalados ou armazenados, caso necessário;
  • Garantir que a mudança seja gerenciada durante as atividades de liberação e implantação;
  • Registrar e gerenciar os desvios, questões e riscos relacionados a serviços novos ou modificados, e tomar as ações corretivas necessárias;
  • Garantir que haja transferência de conhecimento suficiente para habilitar os clientes e usuários a aperfeiçoarem as suas atividades de negócio com o uso do serviço;
  • Garantir que habilidades e conhecimento sejam transferidos para as equipes operacionais, para permitir que eles possam entregar, suportar e manter o serviço de acordo com os níveis e garantias deste.

Qual é o escopo do processo?

O escopo do processo de gerenciamento de liberação e implantação inclui processos, sistemas e funções para empacotar, construir, testar e implantar uma liberação no ambiente produtivo.

Que benefícios o processo pode trazer ao negócio?

Um processo efetivo de gerenciamento de liberação e implantação pode trazer alguns benefícios:

  • Realizando mudanças com maior agilidade, a custos otimizados e riscos minimizados;
  • Assegurando que os clientes e usuários possam usar serviços novos ou modificados, de forma que possam suportar o negócio e demonstrar que os benefícios propostos foram atingidos;
  • Melhorando a consistência da abordagem de implantação;
  • Contribuindo com o atendimento de requisitos auditáveis de rastreabilidade através da transição de serviço;
  • Liberações e implantações bem planejadas farão uma diferença significativa aos custos de serviço.

Nos próximos artigos vamos falar um pouco mais sobre o processo de gerenciamento de liberação e implantação. Fique ligado!

Até a próxima.

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