Como conseguir o alinhamento entre TI e negócio?
Para buscar respostas, podemos consultar alguns frameworks de Governança de TI, particularmente o COBIT®.
No cenário atual, a tecnologia tem um papel fundamental na cadeia de valor das empresas, seja para buscar vantagem competitiva, melhor desempenho corporativo (retorno para acionistas) ou para cumprimento de requisitos legais, por exemplo, a lei Sarbanes-Oxley.
Com isso, a TI passou a lidar com grandes desafios, como manter os níveis de disponibilidade, capacidade e continuidade, gerenciar os custos de TI, lidar com a complexidade (veja o exemplo do movimento BYOD), garantir conformidade regulatória, manter segurança da informação adequada, e por último, alinhar TI com o negócio.
Dentre estes, o que o pessoal de TI tem mais dificuldade em conseguir hoje em dia é o tal alinhamento entre TI e negócio, que em outras palavras significa traduzir as metas de negócio em metas de TI. Ainda há a dificuldade em selecionar os processos e práticas de gerenciamento mais adequadas para que as metas de TI sejam bem sucedidas.
Para buscar respostas, podemos consultar alguns frameworks de Governança de TI, particularmente o COBIT®. Este framework de controle de TI, mundialmente e amplamente utilizado, facilita o desdobramento de metas de negócio em metas de TI e, consequentemente, os processos de gerenciamento recomendados para atender cada uma destas metas.
Como exemplo, tomamos a liberdade de fazer o caminho inverso, ou seja, identificar quais metas de TI e metas de negócio podem ser endereçadas através de um dos mais importantes processos de transição de serviços: o Gerenciamento de Mudanças. Confira o resultado logo abaixo:
O processo de Gerenciamento de Mudanças pode contribuir para que as seguintes metas de TI sejam cumpridas:
- Responder aos requerimentos de negócios de maneira alinhada à estratégia de negócios.
- Definir como funções de negócios e requerimentos de controles são convertidos em soluções automatizadas efetivas e eficientes.
- Reduzir os defeitos e retrabalhos na entrega de serviços e soluções.
- Assegurar o mínimo impacto para os negócios no caso de uma parada ou mudança nos serviços de TI.
- Manter a integridade da informação e da infraestrutura de processamento.
E, para concluir o que estamos chamando de “desdobramento de metas”, as metas de TI acima citadas podem contribuir para que as seguintes metas de negócio sejam cumpridas:
- Criar agilidade em responder a requerimentos de negócios que mudam continuamente.
- Gerenciar mudanças de negócios.
- Aprimorar e manter a funcionalidade dos processos de negócios.
- Estabelecer a continuidade e disponibilidade de serviços.
- Gerenciar os riscos de negócios relacionados à TI.
- Conformidade com leis externas, regulamentos e contratos.
- Obter informações confiáveis e úteis para o processo de decisões estratégicas.
É bom lembrar que o conjunto de metas de negócio proposto pelo COBIT® foi baseado em pesquisas com várias organizações do mundo que implantam governança de TI.
Sem dúvida alguma, este framework é uma poderosa ferramenta para que as empresas que ainda não conseguem ter uma visão clara do alinhamento de TI e negócio, o façam com maior assertividade e baseado em boas práticas do mercado.
Que tal fazer este exercício e descobrir quais são os processos mais adequados para atender as metas da sua empresa?
Até a próxima!