fbpx

Como manter a qualidade da BDGC/CMDB de forma eficiente

Para garantir a integridade da Base de Dados da Configuração (BDGC/CMDB), alguns controles, auditorias e ferramentas podem ser utilizadas, como:

Controles:

  •   Limitar o acesso ao BDGC/CMDB, permitindo acesso de edição apenas para as pessoas responsáveis pelo cadastramento e alteração dos Itens de Configuração (IC´s) e seus respectivos atributos;
  •   Todas as alterações em Itens de Configuração devem ser feitas através do processo de Gerenciamento de Mudanças;
  •   O Gerenciamento da Configuração deve ser envolvido em qualquer mudança que pretenda alterar atributos de um ou mais Itens de Configuração, principalmente para assegurar que atividades      como inclusão, exclusão ou alteração deles na BDGC/CMDG sejam realizadas adequadamente.

Auditoria:

Auditorias auxiliam na garantia da qualidade dos dados da BDGC/CMDB, como:

  •  Análise crítica das mudanças que não tiveram o envolvimento do Gerenciamento da Configuração, com o objetivo de identificar alterações não refletidas/atualizadas na BDGC/CMDB.
  •   Validação do baseline (última configuração ‘válida’ das informações de configuração) junto aos responsáveis pelos Itens de Configuração envolvidos, de forma que se tenha sempre uma identificação de divergências.
  •   Auditoria física, comparando  informações dos ativos cadastrados na BDGC/CMDB com os instalados fisicamente.

Ferramentas:

Algumas ferramentas são essenciais na garantia da qualidade da BDGC/CMDB. Ferramentas de discovery, por exemplo, podem identificar os atributos relacionados a um Item de Configuração (quantidade de memória, disco, processador, Sistema Operacional, Softwares e aplicações instaladas em um servidor)

Com esse tipo de ferramenta é possível definir uma frequência de descoberta e utilizá-la como forma de auditoria automatizada.

Os benefícios de se manter uma Base de Dados de Configuração confiável e atualizada são enormes. O processo de Gerenciamento de Configuração pode ser considerado como o processo mais ‘camarada’ da ITIL®.

Até a próxima!

ContatoPowered by Rock Convert

Deixe um comentário