Como reduzir custos no desenvolvimento de software?

Gerenciar o desenvolvimento de softwares, nós sabemos, vai muito além da atuação técnica. É preciso considerar aspectos estratégicos e tomar decisões corretas em relação à liderança de pessoas, recursos e sistemas. Reduzir custos também é, cada vez mais, a pauta dos gestores, um desafio que precisa ser perseguido constantemente.

Melhorar a performance da equipe interna, contratar uma consultoria externa ou fornecedores para assumir partes ou o todo do desenvolvimento — ou, ainda, melhorar o acordo de níveis de serviços (SLA) já firmado com os fornecedores — são atitudes que contribuem com a redução de custos. Mas há outras maneiras de conseguir este objetivo.

É sobre isso que conversaremos neste artigo: como reduzir custos no desenvolvimento de software mantendo a produtividade sempre em alta e, primordialmente, a qualidade das entregas. Acompanhe!

Reduzir custos é uma questão de competitividade

Engana-se quem pensa que reduzir custos é somente uma questão de aumento de lucratividade. Vai muito além disso. O mundo está mais globalizado, exigindo conectividade full time e produtos e serviços de tecnologia cada vez mais competitivos, pois, além da concorrência cada vez mais acirrada, os próprios usuários estão mais exigentes. Logo, se o desenvolvimento de software for feito de uma forma mais barata, aliando este fator à inovação, reduzir custos é muito importante para a competitividade do negócio.

No centro desta realidade, o gestor de TI se vê cercado de responsabilidades ainda maiores, pois cabe a ele tomar as decisões mais acertadas para conseguir excelentes resultados com os menores custos — lidar com a pressão vinda da diretoria da empresa e equilibrar orçamentos e a gestão da equipe, entre outras funções.

→ Leia também: Como diminuir a pressão do CEO e CFO sobre o time de TI?

Terceirização de serviços: o auxílio de uma consultoria externa pode ajudar muito

Uma das escolhas mais assertivas para reduzir custos no desenvolvimento de softwares é a terceirização. Contratar uma consultoria especializada pode contribuir com muitos aspectos, a começar pelo controle do investimento: fixa-se com o fornecedor um determinado valor pelo projeto, além de um cronograma de entrega e o fornecedor se compromete a realizá-lo no prazo estipulado. Entenda com mais detalhes as razões pelas quais a terceirização pode ajudar a diminuir custos no desenvolvimento de software:

Otimização de processos

Contar com uma equipe de especialistas totalmente dedicados aos projetos, sem interrupções por conta da operação da empresa, além de metodologias e práticas amplamente testadas e aprovadas, certamente contribui muito para otimizar os processos.

Ao terceirizar partes ou o total de um projeto de desenvolvimento, a redução de custos aliada à otimização dos processos se dá pela fixação de investimentos pré acordados e a exigência da consultoria para entregar o melhor resultado.

Automatização de tarefas

O arcabouço de ferramentas necessárias para automatizar tarefas, além do treinamento da equipe para operá-las, pode ser muito custoso e demorado quando feito internamente. Uma boa consultoria pode contribuir com isso, indicando os softwares que melhor se adequam aos projetos, bem como a infraestrutura necessária; controle do processo de desenvolvimento, com o suporte técnico e analítico necessários.

Tudo isso, quando bem coordenado pela TI interna em conjunto com uma boa consultoria oferece redução de custos e ganho de produtividade.

Eliminação de esforço

Equilibrar um projeto de desenvolvimento de software com as necessidades do dia a dia de uma empresa costuma sobrecarregar tanto o gestor quanto a equipe envolvida. Ao terceirizar parte da responsabilidade para uma consultoria especializada, esta preocupação diminui significativamente e, juntamente com ela, os custos que a envolvem.

Simplificação de atividades

Cada vez mais, o departamento de TI e equipes de desenvolvimento dentro das empresas precisam ter uma atuação mais consultiva, mais administrativa. Acontece que não dá para fazer isso tendo que se preocupar com toda a parte operacional e também com os vícios comuns de análise de requisitos, por exemplo.

Buscar ajuda de uma consultoria especializada em desenvolvimento de softwares pode liberar a TI para participar mais da estratégia do negócio e pensar em soluções que agreguem valor em médio e longo prazo, o que simplifica as atividades. Sem contar na visão externa que pode contribuir com novas abordagens, trazer novas metodologias e simplificar a complexidade da operação.

→ Leia também: Mudança de cultura do CIO para a nova TI

Mais velocidade de entrega de software desenvolvido pela equipe

Outro ponto que a terceirização ajuda muito é na velocidade das entregas. Com as atividades mais simplificadas e automatizadas, com menor esforço e otimização dos processos, aceleram-se os projetos — tempo também é dinheiro, logo, ao poupar tempo, poupa-se dinheiro.

Outras formas de reduzir custos no desenvolvimento de software

Veja, a seguir, outros conselhos práticos para reduzir custos com desenvolvimento de software que podem ser aplicados com a equipe interna:

Redesenho dos processos

Aumentar a produtividade da equipe fazendo um mergulho nos processos atuais e os ajustando para que se consiga entregar mais num menor espaço de tempo também ajuda muito.

Aproveite a experiência dos desenvolvedores com mais tempo de casa: busque feedback destes profissionais para que lhe mostrem onde estão os gargalos e deem sugestões de como os processos podem ficar mais enxutos e as atividades mais rápidas.

Desenvolvimento de metas focadas em reduzir custos

Depois dos processos redesenhados, desenvolver metas focadas em redução de custos também pode ajudar. Obviamente, comece com metas alcançáveis e, com o tempo, aperte o cinto para que a redução seja ainda maior.

Adoção de novas tendências tecnológicas

Permitir que os desenvolvedores tragam seus próprios dispositivos para o trabalho (BYOD) também pode ajudar a reduzir custos com equipamentos. Obviamente, é preciso criar uma política de segurança voltada pra isso.

Cloud Computing também pode facilitar bastante, especialmente para utilizar a nuvem como plataforma de testes, além da virtualização de servidores.

Descentralização das decisões

Delegar mais tarefas que envolvem decisões para a equipe também pode ajudar a acelerar a produtividade e reduzir custos indiretamente. Quando bem tratada, a descentralização do poder pode dar um ânimo a mais no staff, sempre contando com os desenvolvedores mais experientes para colaborar com os mais juniors.

Otimização da infraestrutura de TI

Um gargalo que costuma atrapalhar a produtividade e, com isso, aumentar os custos é a indisponibilidade dos sistemas e ferramentas de desenvolvimento. Trabalhar para melhorar soluções de monitoramento e a infra para que os profissionais tenham sempre disponíveis as aplicações necessárias também pode dar um up na produtividade e diminuir os custos em médio e longo prazo.

2018-09-27T13:43:26+00:000 Comments

Leave A Comment