Como parte dos conceitos do Cobit 5, damos sequência a esta série de artigos sobre os principais conceitos do cobit 5. Neste artigo iremos apresentar o segundo princípio do COBIT 5:

  • Cobrir a organização de ponta a ponta.

Este princípio considera que o COBIT 5 cobre todas as funções e processo de uma organização. O COBIT 5 não foca somente na função de TI, mas trata a informação e tecnologias relacionadas como ativos que precisam ser tratados como qualquer outro ativo da organização.

Desta forma, os gerentes de negócio deveriam se responsabilizar por gerenciar os seus ativos relacionados a TI assim como o fazem para outros ativos, como plantas físicas, recursos financeiros e humanos, dentro de suas próprias unidades organizacionais e funcionais. O negócio deve assumir a responsabilidade, e prestar contas, governando o uso da TI na criação de valor a partir dos investimentos em TI como alavanca para o negócio.

O foco em cobrir a organização de ponta a ponta implica em uma mudança crucial na filosofia dos gestores de TI e de negócio. Ele compreende uma mudança do gerenciamento de TI como um custo para o gerenciamento de TI como um ativo. Esta mudança é um elemento essencial na criação de valor ao negócio. Se os gestores não assumirem a responsabilidade pela TI, a empresa inevitavelmente irá jogar o orçamento de TI em múltiplas iniciativas sem uma visão clara do impacto destas iniciativas na capacidade da organização. Desta forma, a TI deixa de se tornar um ativo estratégico.

O COBIT 5 cobre as responsabilidades de TI e de negócios relacionados a TI. Como demonstração, o COBIT 5 fornece gráficos matrizes de responsabilidades (RACI) para seus processos, dos quais papeis de TI e negócio estão incluídos.

No próximo artigo, iremos falar sobre o terceiro princípio do COBIT 5: Aplicar um framework integrado e único.

  • Compreendendo os principais conceitos do COBIT 5 – Parte I
  • Compreendendo os principais conceitos do COBIT 5 – Parte II
  • Compreendendo os principais conceitos do COBIT 5 – Parte III
  • Compreendendo os principais conceitos do COBIT 5 – Parte V
  • Compreendendo os principais conceitos do COBIT 5 – Parte VI
  • Compreendendo os principais conceitos do COBIT 5 – Parte VII