Compreendendo os principais conceitos do COBIT 5 – Parte VII
Finalizando a série de artigos sobre os principais conceitos do COBIT 5, apresentamos seu quinto e último princípio:
- Separar Governança do Gerenciamento.
Este último princípio consiste na distinção entre a governança e o gerenciamento. Como discutido anteriormente, esta distinção alinha-se a norma ISO/IEC38500. No COBIT 5 é declarado pela primeira vez que os processos de governança de TI e de gerenciamento de TI referem-se a diferentes tipos de atividades.
Os processos de governança são organizados conforme o modelo EDM, proposto na ISO/IEC38500. Os processos de gerenciamento de TI asseguram que os objetivos da empresa sejam atingidos por meio da avaliação das necessidades das partes interessadas, definindo a direção através da priorização e tomada de decisão, e monitorando o desempenho, a conformidade e o progresso com relação aos planos.
Nas empresas, a governança de TI pode ser de responsabilidade do corpo de diretores ou algo equivalente. Baseado nestas atividades de governança, o gerenciamento de TI e negócio planeja, constrói, executa e monitora atividades alinhadas com a direção definida pelo corpo de governança para atingir os objetivos propostos.
Com isso, encerramos esta série de artigos. Esperamos que você tenha gostado.