fbpx

Continuous Delivery ou Deployment?

O Continuous Delivery garante que toda mudança aprovada e testada em um sistema poderá ser implantada a qualquer momento, de acordo com as necessidades da empresa. Isso não quer dizer que a mudança realizada através do desenvolvimento ou a alteração em um sistema possa ser implantada o mais rápido possível.

Para se alcançar esse estágio é necessário implantar uma série de práticas, mudanças culturais na organização, processos, ferramentas, treinamentos, tudo destinado a garantir que o código produzido e testado possa ser implantado na produção com rapidez e segurança absoluta, atendendo as necessidades de agilidade da área de negócios.

Alguns autores defendem que a implantação contínua, sem a interferência humana, de um sistema para a produção (que recebeu o nome de deployment) é o próximo passo do Continuous Delivery. Segundo eles, uma vez que o código desenvolvido respeite todos os padrões de arquitetura e requisitos aprovados nos testes estruturais e funcionais, não haveria motivo para não serem promovidos automaticamente para a produção.

A prática e as particularidades das organizações mostram que promover um código automaticamente para a produção pode esbarrar em situações onde, por questões de distribuição de atividades ou outras questões operacionais, parte dos recursos de um novo sistema esteja pronta e outra parte em desenvolvimento, o que certamente torna o Deployment impraticável.

Mais importante do que implantar o Continuous Delivery e o Deployment conjuntamente é saber que são tecnologias novas de alta performance e que poderão ser operacionais quando a empresa necessitar. Portanto, antes de defender a implantação simultânea ou não das tecnologias, analise cuidadosamente o que é ideal para sua empresa sempre baseando-se nas necessidades do seu negócio.

Dessa discussão uma coisa é certa: enquanto a implantação do Deployment pode ou não ser adequada para a sua empresa, ter os processos, as ferramentas e a mudança organizacional consolidada para o bom funcionamento do Continuous Delivery é inquestionavelmente uma exigência para aderir às melhores práticas de desenvolvimento.

Quando sua empresa estiver entregando continuamente códigos com alto nível de qualidade com valores acessíveis, conquistando a confiança da sua área de negócios e principalmente do seu cliente, perceberá que o ato de apertar ou não um botão de maneira automática será apenas um pequeno detalhe.

ContatoPowered by Rock Convert

Deixe um comentário