fbpx

Desenvolvimento automatizado, moda ou solução?

Encontramos diversos profissionais de desenvolvimento de sistemas com grandes restrições quando o assunto é automatizar o processo de desenvolvimento. O preconceito está ligado a crença que a automatização está ligada com a perda importante de conhecimento.

A verdade é que um mercado tão ágil e inovador, como é o de tecnologia, não pode produzir sistemas de maneira artesanal, é preciso de ferramentas que irão melhorar a qualidade e diminuir o tempo de produção de suas criações.

Podemos definir uma linha divisória entre o que deve ou não ser automatizado. Tudo que for necessário produzir em massa e que por isso exija um trabalho mais intensivo, deve e pode ser automatizado.

Fundamenta-se essa opinião quando lembramos que o desenvolvimento linha por linha é um trabalho difícil e demorado, que demanda paciência e muita concentração do profissional. Um pequeno erro poderá gerar grandes prejuízos, sendo assim a automatização deva ser utilizada para garantir a produtividade do programador e a redução dos riscos de prejuízos.

É importante antes de adquirir uma ferramenta de automatização avaliar claramente outros passos. Primeiro é preciso ter uma boa ideia das necessidades e depois criar o escopo detalhado do projeto.

A ferramenta de automatização será um caminho, uma maneira para se conseguir melhorar a qualidade, aumentar a agilidade no processo de desenvolvimento e testes com redução de custos e tempo. Independentemente do método, o que qualquer profissional precisa sempre buscar é o melhor resultado.

Utilizar a automação do desenvolvimento de software para aplicativos de missão crítica, por exemplo tem sido uma excelente opção, todo desenvolvedor experiente sabe como é trabalhoso desenvolver um sistema que precisa de informações armazenadas em bancos de dados.

Possuindo a ideia do programa já bem definida, não existe motivos para não se utilizar a automação para realizar o processo mais trabalhoso, assim será possível utilizar o tempo do desenvolvedor para coisas mais interessantes, como o desenvolvimento de novos projetos.

A tecnologia está cada vez mais presente na vida das pessoas, dificilmente conseguimos passar um dia longe dela. E atualmente nada funciona sem o desenvolvimento de softwares. A cada dia que passa constata-se que a programação feita “a moda antiga” está se tronando um hobby.

Para o aumento da lucratividade, crescimento e multiplicação de versões, é mandatório a utilização da automatização. Porém o importante é deixar claro que independentemente do método, a figura crucial sempre será o desenvolvedor.

ContatoPowered by Rock Convert

Deixe um comentário