fbpx

Ferramenta de Gerenciamento de Configuração e o fim do fall back

Antigamente, quando a empresa se preparava para fazer um deploy importante, gastava-se muito mais tempo com os detalhes para, caso não desse certo, voltar atrás e manter tudo como antes, do que com as melhorias provenientes do sucesso do deploy.

Eram rios de dinheiro com horas extras, reuniões infindáveis de planejamento, testes de migração, ferramentas de acompanhamento de change management e, na maioria das vezes, mais rios de dinheiro para voltar atrás no meio de uma janela técnica para se restabelecer o sistema. Isso tudo sem contar o custo de equipamento e, o pior ainda, a imagem institucional da empresa, porque o insucesso de um deploy era quase certeza de indisponibilidade do sistema no dia útil seguinte.

O advento das ferramentas de Gerenciamento de Configuração, que alguns executivos ainda insistem em achar caras, trouxe para as empresas um sossego que há muito se buscava. Não que todos os custos tenham desaparecido, mas a redução deles foi significativa. Se computarmos só o custo de não ter mais a descontinuidade do negócio nos dias que sucedem um deploy já é suficiente para pagar um projeto de implantação e aquisição de uma ferramenta de Gerenciamento de Configuração.

Os erros e a desistência na concretização do deploy não terminaram, afinal ainda não dá para acertar tudo a todo tempo; o que desapareceu totalmente é o impacto causado pelas paradas e indisponibilidades dos sistemas. Mesmo acontecendo um problema durante o deploy, voltar o ambiente à condição imediatamente anterior não é mais um operação manual cheia de possibilidades de erros. Uma boa ferramenta de Gestão de Configuração possui módulos que garantem automaticamente, sem intervenção humana, com apenas o clique de alguns comandos, recuperar sem estresse e, principalmente, sem “barulho” no ambiente.

Este sonho, distante há tempos, é realidade. E o melhor: acessível para a grande maioria das empresas, já que, antigamente, pensar em implementar uma ferramenta de Gestão de Configurações era algo proibitivo para as médias e pequenas empresas. Hoje, os custos das ferramentas despencando e sua implantação tornando-se, a cada dia, algo mais simples, estão tornando possível a erradicação por completo do medo e das consequências do fall back.

ContatoPowered by Rock Convert

Deixe um comentário