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Gerenciamento de TI com uso da ITIL

A ITIL é um conjunto de processos e práticas de gerenciamento para toda e qualquer organização que fornece serviços de TI. É principalmente conhecido por empresas prestadoras de serviços de tecnologia por apresentar ideias, benefícios e gerar soluções para a correta gestão da organização de TI, apresentando diversas formas de controles, objetivando qualidade e melhores resultados ao negócio com ajuda da TI, utilizando-a da melhor forma.

Este ‘sistema de gestão’ preconizado pela ITIL (bem como pela norma ISSO/IEC 200000) recomenda a busca por melhores práticas com foco em garantir o sucesso na entrega de serviços em TI, tratando problemas, controlando dados, mudanças e acompanhando performances em geral, buscando um atendimento completo ao cliente, com alta qualidade e confiabilidade, sendo responsável muitas vezes pela qualidade e efetividade da entrega dos serviços de TI ao cliente contratador.

A ITIL descreve os processos e suas melhores práticas, e cabe a empresa desenvolver e determinar os procedimentos para aplicação dessas recomendações, indicando recursos, adequando documentações e determinando responsáveis, podendo assim usufruir adequadamente de todos os processos.

Conhecido como um dos maiores e mais importantes conjuntos de práticas e processos para uma boa gestão, com qualidade e segurança na administração do ambiente de TI, a ITIL indica diversos módulos abordando processos, funções, ferramentas de controle e boas práticas para melhora contínua dos serviços, responsável muitas vezes em proporcionar ideias, inovações, melhoria na relação com clientes, e também por ter a capacidade de otimizar recursos e reduzir custos, sendo possível atingir metas determinadas e custos planejados através da integração do negócio.

Nos dias de hoje o gerenciamento dos dados nas empresas é feito basicamente pela área de TI, a qual é responsável por todo o armazenamento de informações.

As ferramentas disponibilizadas pela TI são utilizadas para lançar registros de clientes, planejar a produção de uma fábrica ao faturamento final de um produto. Atuando em todas as áreas, podemos citar TI como um bem do negócio, tendo grande valor por ser responsável pelo gerenciamento das informações. Podemos dizer sim, que os dados são o principal “ouro do negócio”. Então se esse ouro é responsabilidade da TI, fica clara a necessidade de investimento em qualidade, no gerenciamento dos processos que cuidam da tecnologia da informação. A ITIL vem para ajudar a garantir padrões de gerenciamento de serviços nas organizações, oportunizando a confiabilidade da gestão, melhorando o aproveitamento das informações em tempo reduzido, e com eficiência.

A maior dificuldade da TI não é a criação de novas tecnologias, e sim o gerenciamento das tecnologias atuais. Para isso, a ITIL recomenda a prática e utilização de processos e práticas já utilizados por outras organizações que obtiveram resultados positivos, e claro, inferindo adaptações de acordo as necessidades do negócio.

Até a próxima.

 

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