Gerenciamento Financeiro para Serviços de TI é possível?
Diferentemente dos orçamentos, ou seja, planos financeiros que compreendem a previsão de receitas e despesas futuras, que a maioria das empresas costumam fazer periodicamente, o gerenciamento financeiro contém o registro e análise de todas as informações relacionadas ao uso do dinheiro nas operações da empresa.
O grande desafio das corporações é conseguir implantar e executar um gerenciamento financeiro eficiente, e para isso é necessário que todas as informações sejam conhecidas e controladas cotidianamente e estejam a disposição sempre que necessárias para a análise.
Quando pensa-se em gerenciamento financeiro na área de TI, conclui-se que somente será possível obter a eficiência necessária com a implantação e operacionalização de um catálogo de serviço.
A gestão do catalogo de serviços fornece uma única fonte de informação de maneira consistente sobre todos os serviços que estão acordados e são entregues periodicamente ao cliente, com uma visão clara e precisa de quais serviços são oferecidos pela área de TI e como ela agrega ou não valor para os recursos financeiros alocados.
Como exemplo da importância da gestão financeira, e como sem o catalogo de serviços ela é impossível de ser realizada, imagine uma empresa que possui em operação um site em um servidor interno. O servidor tem um custo mensal de R$ 500,00. Quem fornece a manutenção deste servidor é um terceiro, por um valor mensal de R$ 300,00. O contrato de nível de serviço descreve uma disponibilidade de 98%, ou seja, poderá o serviço ficar indisponível em até 15 horas/mês ao mês. Contabilizando-se o custo mensal com software e os custos indiretos, chega-se a um valor total anual de R$ 10.000,00.
Como saber se o custo da indisponibilidade do serviço por 15 horas no mês é muito ou pouco se não tiver as informações de maneira estruturada?
O catálogo de serviço auxilia o gerenciamento financeiro porque ele detalha todas as atividades, produzindo resultados mensuráveis e garantindo a consistência do preço e da qualidade do serviço.
Oferece também o método para requisitar os serviços, viabiliza a governança onde os principais termos, condições e controles estão integrados aos processos de prestação de serviço da organização, permite que a organização melhore seu planejamento, sua entrega e o suporte aos serviços, enquanto avalia de forma correta os custos e preços de cada serviço prestado.