fbpx

Gestão de Serviços na nuvem

Gestão de Serviços é, de maneira resumida, o gerenciamento da integração entre: pessoas, processos, tecnologia e parceiros, com o objetivo de viabilizar a entrega e a garantia dos serviços focados nas necessidades dos clientes e, de modo alinhado à estratégia empresarial da organização.

Para garantir a qualidade dos serviços prestados, existem no mercado diversos software, que possibilita de maneira mais rápida e menos onerosa, provendo e suportando todos os serviços de TI das organizações, oferecem funcionalidades que integram gestão de ativos, governança e padronização, mapeamento, desenvolvimento, implantação e manutenção de todos os processos.

Existem outras ferramentas que oferecem controle operacional, treinamento e gestão das pessoas, da tecnologia e dos parceiros.

As empresas sempre investiram muito na aquisição e manutenção desses softwares, esses investimentos começaram a ser questionados com a chegada de soluções baseadas em SAAS (Software como serviço, do inglês Software as a service), que é uma forma de distribuição e comercialização de software para atender as corporações pagando apenas um valor pelo serviço oferecido, sem a necessidade de investimento em servidores, conectividade ou cuidados com segurança da informação.

Operacionalmente não existe diferença em ter as ferramentas para gerenciar serviços instaladas em um servidor em um datacenter próprio ou a quilômetros de distância, o que muitas empresas ainda discutem é se vale a pena correr o risco de ter suas informações estratégicas disponíveis em ambientes que elas não possuem controle total.

Cientes desta preocupação, os principais provedores de hospedagem em nuvem estão implantando sistemas de segurança com maior precisão e mais robustos. Não é raro encontrar a segurança dos servidores e infraestrutura dos provedores de nuvem mais parrudos do que os processos de segurança do computador e dos sistemas que as empresas possuem implantados internamente.

Sabemos que espionagem, hackers e invasões não são novidades para ninguém que trabalha com informática e o vazamento de informações estratégicas ocorrem com frequência internamente até nas empresas mais conservadoras.

Para tranquilizar os gestores mais preocupados é possível implantar com um pouco mais de investimento, porém distante dos investimentos com estrutura própria, um SaaS com uma segurança mais robusta e precisa.

Dessa forma para quem ainda tinha dúvida em migrar as ferramentas de gestão de serviços para nuvem por questão de segurança, pode arrumar outra justificativa na hora de defender o investimento em soluções próprias.

2014-06-05T10:21:35-03:00Categories: Artigos|0 Comentários

Deixar Um Comentário