Gestão de TI: descubra um novo olhar para garantir seu sucesso

A tecnologia evolui exponencialmente, causando mudanças rápidas e intensas. Hoje o digital é essencial para o sucesso de qualquer empresa, e gestores de TI são cada dia mais exigidos para acompanhar essa evolução e assegurar o emprego correto da tecnologia no plano de negócio da organização.

Mas quem quer otimizar a gestão de TI e garantir o seu sucesso precisa ficar atento. Essas evoluções não esperam por ninguém, e, para ser disruptivo e abraçá-las, é preciso sair da zona de conforto e estar pronto para fazer a reinvenção do modelo de negócios. É por isso que uma das características mais valorizadas em gestores de TI é a resiliência.

A resiliência é um termo físico usado para avaliar a capacidade de um material retornar à forma original após sofrer deformações elásticas. Nas ciências humanas, ela diz respeito àquelas pessoas que conseguem ultrapassar adversidades de maneira positiva.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar a se tornar mais resiliente e assegurar a eficiência da TI na sua empresa. Acompanhe:

Fique de olho nas inovações disruptivas

Disruptivo é um adjetivo para caracterizar algo que interrompe o segmento normal de algum processo. No mundo da TI, são chamados de inovações disruptivas aqueles produtos ou serviços que criam um novo mercado, desestabilizando as empresas que antes o dominavam.

Geralmente, elas são mais simples e baratas do que as opções já existentes ou são capazes de atender a um público ao qual o seu concorrente não atendia, abocanhando todo o segmento. O Uber é um exemplo de inovação disruptiva, que trouxe fortes mudanças para o mercado do transporte individual de passageiros.

Quando alguma inovação disruptiva surge, é preciso resiliência para saber como aplicar as novas tecnologias aos negócios da empresa e inovar para não perder receita. Algumas tecnologias já criadas — como a inteligência artificial e o machine learning — possuem grande potencial de gerar inovações disruptivas e modificar todo um mercado.

Por isso, é preciso não só ter atenção a elas, mas buscar ser pioneiro na sua aplicação dentro dos processos da empresa.

Trabalhe e desenvolva as suas softskills

Como gestor de TI, você deve entender a importância de trabalhar as suas softskills. Elas são as habilidades comportamentais de cada indivíduo, e um dos erros mais comuns dos profissionais da área de tecnologia é focar no lado técnico e deixar as softskills de lado.

O que você talvez não saiba é que possuir um pensamento crítico, ser dinâmico, criativo, empreendedor e possuir uma visão de negócios diferenciada são habilidades essenciais de um profissional resiliente.

Por isso, identifique quais são os seus pontos fracos e busque formas de aprimorá-los. No momento de uma crise, é a soma dos seus conhecimentos técnicos com as suas softskills que farão a diferença.

Desenvolva a sua inteligência emocional

A inteligência emocional é a capacidade de uma pessoa ler, interpretar e responder às emoções, tanto as suas próprias quanto às dos outros. Altos e baixos são comuns em qualquer ambiente de trabalho, e para ser resiliente é preciso saber como manter as emoções controladas para responder adequadamente às adversidades.

Mais do que isso, a inteligência emocional te ajuda, como gestor, a saber conduzir também as emoções da sua equipe de TI para que, diante de dificuldades, o rendimento não caia e a produtividade de todos continue em alta.

Gestão de TI também é cuidar do seu networking

Você provavelmente já sabe que para chegar longe é preciso nutrir um bom networking. Além disso, a sua rede de contatos é útil não só para crescer na carreira mas também para melhorar a sua resiliência.

Contudo, não adianta criar a sua rede de contatos virtuais pelo LinkedIn. É preciso se fazer presente e participar ativamente dos círculos dos principais players da área.

Quanto mais empatia você tiver com os demais profissionais da empresa, será mais fácil lidar com situações de crise e de grandes mudanças. Isso também garante auxílio de outros jogadores-chave em momentos que são cruciais para o desenvolvimento da TI da empresa.

Seja mobile e esteja em todos os lugares

Mobilidade é a palavra de ordem da nossa era. Atualmente, as empresas apostam na flexibilidade e no controle remoto. Ou seja, elas buscam profissionais que consigam resolver problemas e estar presente de qualquer lugar, por meio de dispositivos móveis.

Isso traz benefícios não só para a organização, como também para o profissional, uma vez que a flexibilidade traz oportunidades maiores de aprimoramento pessoal nas horas vagas e, claro, qualidade de vida.

Além disso, ela garante agilidade na resposta às mais variadas situações, colocando você sempre a frente das adversidades.

Aproveite as mudanças da melhor maneira

Essa pode parecer uma dica clichê, mas vale a pena ser lembrada. A tecnologia não espera por ninguém para evoluir e trazer mudanças, e quem não souber trabalhar com ela vai ficar para trás.

É preciso saber manter as coisas em perspectiva e entender que o surgimento de uma adversidade só vai se tornar um problema se você permitir isso. Desenvolva a sua autoconfiança e busque sempre ter uma visão ampliada para encontrar as melhores saídas nos piores momentos.

Saiba escolher os parceiros certos

Saber usar a tecnologia e escolher os parceiros certos pode ser a corda que vai te puxar do fundo do poço em alguma eventualidade. É preciso contar com ferramentas que deem o suporte necessário aos processos de desenvolvimento e de entregas de projetos e com uma equipe especializada, que apoie a gestão de TI na implementação das mudanças.

Para assegurar o sucesso, um bom gestor deve estar pronto para transformar a TI da sua companhia, fazendo com que o desenvolvimento e as operações tenham mais fluidez nos seus processos.

Por isso, contar com um parceiro que ajude a automatizar as atividades e reduzir custos é fundamental para assegurar resiliência e uma alta velocidade de entrega. Encare as mudanças e as novidades como uma oportunidade e esteja pronto para enfrentá-las de forma positiva.

Para garantir uma gestão de TI realmente eficaz, faça o download gratuito do e-book “Os Segredos Para Otimizar a Rotina da Área de TI” e descubra como criar estratégias que farão o seu setor mais eficiente.

2017-06-02T18:16:31+00:000 Comments

Leave A Comment