Incidentes de TI, saiba como prevenir com essas 6 dicas!
A prevenção de incidentes de TI é uma das tarefas mais importantes da rotina de times que atuam na área de tecnologia. Ele é feito para evitar que os profissionais tenham dificuldades ao acessar os recursos tecnológicos existentes. Ou seja, garante alto nível de disponibilidade para toda a infraestrutura.
Quando a prevenção de incidentes de TI é feita corretamente, os times conseguem aproveitar melhor os recursos existentes e integrá-los a mais atividades. Dessa forma, a tecnologia terá um papel de destaque no dia a dia do negócio: com mais união da infraestrutura no fluxo de trabalho da marca, será muito mais fácil se manter competitivo.
Se você quer saber mais sobre como os incidentes de TI podem ser prevenidos, basta ler o texto a seguir!
O que é uma política de prevenção de incidentes de TI?
A política de prevenção de incidentes de TI é o resultado da união de um grande número de rotinas voltadas para identificar, categorizar e reduzir as chances de problemas acontecerem. Essas atividades são adotadas para ampliar o nível de performance e disponibilidade dos recursos. Em outras palavras, uma política de gestão focada em lidar com problemas na área tecnológica atua em três frentes:
- a identificação de quais problemas podem afetar o dia a dia da área de TI;
- a categorização dos possíveis incidentes de acordo com o seu possível impacto e dano;
- a criação de medidas que permitem às equipes monitorar a incidência de qualquer incidente e agir corretamente para mitigá-lo.
Por que essa política é importante?
A política de gestão e prevenção de incidentes de TI é fundamental para manter a continuidade das áreas do negócio que são dependentes de recursos tecnológicos para serem funcionais. Afinal de contas, esses erros prejudicam o uso e a vida útil de qualquer software ou hardware.
E, no cenário atual, em que a transformação digital levou a tecnologia para vários setores, ela se tornou algo estratégico: falhas no acesso à infraestrutura muitas vezes podem afetar diretamente o atendimento a clientes e rotinas diretamente conectadas com o core business da empresa.
Diante disso, podemos afirmar que a prevenção de incidentes de TI é uma atividade que afeta diretamente a lucratividade e a competitividade da empresa. Quando esse tipo de iniciativa é executado, os profissionais terão mais segurança para levar a tecnologia para mais setores. Assim, os benefícios relacionados aos investimentos em TI (como ganho de produtividade e flexibilidade) serão sentidos em toda a organização.
Como implementar a política de prevenção de incidentes de TI?
Para montar e executar uma política de prevenção de incidentes de TI, alguns passos podem ser tomados. É importante, porém, que eles sejam feitos de acordo com o perfil da marca. Assim, todos conseguirão mudar o seu fluxo de trabalho com maior nível de sucesso.
Confira a seguir o que fazer para ter a sua política de incidentes de TI!
1. Monitore os recursos
O monitoramento de recursos é uma atividade básica para quem quer evitar problemas na área tecnológica. Manter um olhar atento e abrangente ao estado de todos os equipamentos ajuda os times a identificar e a mitigar problemas rapidamente. Assim, eles poderão reduzir o prejuízo causado por incidentes e manter a disponibilidade dos recursos dentro do padrão esperado.
2. Conheça o perfil da infraestrutura
Esse ponto é um dos mais importantes para ter uma boa rotina de prevenção de incidentes de TI. Quando os profissionais sabem exatamente qual o perfil da infraestrutura, é muito mais fácil definir rotinas de mitigação e identificação de erros que sejam eficazes.
Além disso, a priorização e a categorização dos possíveis problemas será mais robusta. Como os times saberão exatamente o perfil da infraestrutura, eles entenderão em detalhes como cada incidente pode afetar o dia a dia do negócio.
3. Avalie as tendências do mercado
As rotinas de prevenção de incidentes são renovadas continuamente. Afinal de contas, ameaças evoluem junto com a atualização de serviços e dispositivos de TI. Portanto, estar atento para como cada problema pode afetar a empresa é algo crítico.
Os times de gestão devem ficar atentos para as tendências de ferramentas de prevenção e correção de falhas. Também deve avaliar quais são as novas ameaças, especialmente as que envolvem a segurança de dados. Desse modo, definir rotinas de mitigação de incidentes será algo muito mais simples.
4. Trabalhe com os times de compliance e segurança de dados
Os times de compliance e segurança de dados tem um papel de destaque para quem trabalha com a prevenção de incidentes de TI. Eles podem atuar ajudando na identificação de possíveis problemas e na aplicação de normas de segurança. Desse modo, haverá um ambiente de trabalho em que as normas são mais presentes e seguidas por todos sempre.
5. Treine as equipes
Nenhuma política de gestão é eficiente se os times não se engajam nos processos. Portanto, treinar os profissionais é algo que deve fazer parte do plano da empresa. Afinal de contas, é nesse processo que os times entendem o que deve ser feito (e por qual motivo a empresa executa as rotinas que são utilizadas) para prevenir erros.
6. Categorize problemas
Muitos são os problemas que podem afetar a infraestrutura de TI. Para atuar focando nos que são mais críticos, o time deve categorizar os possíveis incidentes de acordo com o seu impacto e a sua chance de acontecer. Assim, as equipes conseguirão priorizar medidas de prevenção de maneira adequada.
A transformação digital deu à infraestrutura de TI um papel de destaque no ambiente corporativo. Hoje, negócios precisam da tecnologia para serem mais competitivos, eficientes, integrados e inovadores. Nesse cenário, qualquer falha ou indisponibilidade de recursos pode ser um grande problema.
Para evitar esse tipo de situação, negócios devem ter medidas que minimizam as chances de incidentes de TI acontecerem. Essas rotinas dão maior confiabilidade e disponibilidade para a infraestrutura como um todo. Por isso não deixe de adotar as dicas que apontamos neste post no seu dia a dia!
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