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Lock-in: descubra o que é e como evitar!

Lock-in: descubra o que é e como evitar!

Em grandes organizações, o lock-in — ou aprisionamento do fornecedor — é uma das principais barreiras para a adoção de tecnologias melhores e atualizadas. Isso pode deixar você preso usando ferramentas abaixo da média, mesmo quando você sabe que existem soluções melhores por aí.

O aprisionamento também tem sérias consequências para sua lucratividade, segurança e eficiência operacional. De acordo com o IDG, mais de um terço das organizações citam evitar o lock-in como um fator-chave de decisão ao adquirir novas soluções. Quanto maior a organização, maior a preocupação com o aprisionamento.

Neste artigo vamos cobrir tudo o que você precisa saber sobre o lock-in, incluindo como evitá-lo e o que fazer quando ele ocorrer. Confira!

O que é lock-in?

O lock-in — ou aprisionamento — ocorre quando o acesso a um determinado tipo de produto, serviço ou dados é limitado aos clientes pagantes de um único fornecedor. Embora isso raramente signifique que os usuários sejam incapazes de deixar esse fornecedor, normalmente o custo — em tempo, recursos e interrupção — são simplesmente altos demais para valer o esforço.

Outra maneira de pensar nisso é quando os ativos digitais pelos quais sua organização pagou — dados, por exemplo, e até software que você criou — não são portáteis. Isso significa que você não pode simplesmente empacotar esses ativos e levá-los para outro aplicativo ou plataforma.

O aprisionamento do fornecedor é particularmente desafiador no âmbito das plataformas de dados. Pode ser um sistema de banco de dados, uma plataforma de desenvolvimento de software, infraestrutura física, sistemas tradicionais de software no local, como ERP, software como serviço (SaaS) ou uma plataforma em nuvem.

Se a sua organização não conseguir transferir os dados desses sistemas para sistemas comparáveis ou concorrentes, você está enfrentando o lock-in.

Quais são os riscos do aprisionamento do fornecedor?

Dado o extraordinário valor dos dados para qualquer organização, limitar seu uso de qualquer forma pode ser altamente problemático. Considere as seguintes maneiras pelas quais sua empresa é retida ao ficar presa a um fornecedor de plataforma de dados.

Estagnação da tecnologia

Imagine que você investiu milhões em um sistema ERP que era de última geração quando o implementou pela primeira vez. Embora o fornecedor continuasse a atualizar seu software, outras soluções de ERP começaram a ultrapassá-lo em termos de oferta de novos recursos, funcionalidades e modelos de entrega, como SaaS.

Você começa a ficar para trás de concorrentes mais novos e avançados digitalmente que estão operando com tecnologia mais moderna, enquanto você precisa esperar pela próxima atualização de software para obter os recursos que eles já possuem. Esse tipo de estagnação tecnológica pode rapidamente sufocar a inovação e a agilidade, dificultando a resposta aos riscos e oportunidades do mercado.

Fim do suporte

Da mesma forma, e se o sistema que você está executando for desativado? Você pode prolongar sua vida modificando-o para executar novas funcionalidades, mas eventualmente será forçado a fazer o movimento de “replataforma” — ou seja, pegar todos os seus dados e transferi-los para um novo sistema —, o que é potencialmente caro, demorado e um processo altamente disruptivo.

Custos imprevistos

Uma das grandes vantagens da portabilidade de dados e aplicativos é que você é livre para comprar soluções que agregam mais valor — um novo host em nuvem ou uma nova plataforma de desenvolvimento, por exemplo.

Mas se sua empresa está presa à tecnologia de um fornecedor específico, o fornecedor tem pouco incentivo para deixá-lo ir — e você pode se tornar vulnerável a cobranças onerosas ou a uma mudança na estrutura de custos que não seja vantajosa para você.

Dívida técnica

Uma estratégia para superar a estagnação tecnológica se você estiver preso a um único fornecedor é fazer modificações caras e complexas no código-fonte do sistema. Esse tipo de personalização pode expor sua organização ao risco de dívida técnica.

A dívida técnica se acumula quando você toma atalhos para criar aplicativos e soluções rapidamente, apenas para ter que gastar tempo e recursos corrigindo-os no futuro. Se, por exemplo, você fizer alterações em um sistema de software proprietário ao qual está bloqueado, essas alterações podem ser interrompidas (ou simplesmente substituídas) com a próxima atualização, colocando você em dívida técnica.

O custo dessa dívida — em termos dos recursos que você gastou e dos custos de oportunidade do tempo desperdiçado — pode prejudicar significativamente a capacidade de uma empresa inovar, adaptar e crescer.

Complexidade

Outra abordagem para lidar com o aprisionamento do fornecedor é adicionar mais e mais soluções pontuais para realizar o trabalho. Mas isso deixa os usuários trabalhando em várias interfaces.

A situação é ainda pior se os dados que alimentam essas soluções adicionais — e os dados que elas geram — não forem compartilhados entre si ou com seus sistemas principais. O risco de duplicação, erro e ineficiência aumenta significativamente.

Dependência de plataforma

Algumas plataformas de desenvolvimento de aplicativos com baixo e sem código podem criar dependência de fornecedor, enquanto outras podem liberar sua empresa disso. No caso do primeiro, considere este cenário: suponha que você criou vários aplicativos de missão crítica em uma plataforma low code e decidiu mudar para uma plataforma de melhor desempenho.

Com algumas plataformas, é possível que os aplicativos que você criou possam ser executados apenas nessa plataforma. Eles usam um mecanismo de tempo de execução proprietário para executar aplicativos ou produzir código não padrão. Isso pode deixar sua empresa dependente da plataforma para executar os aplicativos que você investiu na criação.

Como evitar o lock-in?

Quando a armadilha do fornecedor se torna iminente? Assim que você demonstrar vontade de mudar de fornecedor, mas se deparar com uma série de circunstâncias difíceis que exigem despesas excessivas e complexidade para serem superadas. É aí que residem tanto o problema quanto a solução para respondê-lo.

O que pode ser feito em uma situação em que você não pode mover seus conjuntos de dados para outro ambiente ou seu provedor atual não atende às necessidades do seu negócio, aumentando assim a probabilidade de ataques cibernéticos?

Saiba o melhor momento para negociar sua estratégia de saída

Para ajudar sua organização a evitar o aprisionamento de fornecedores de nuvem, lembre-se sempre de que o melhor momento para criar uma estratégia de saída é antes de assinar um contrato de serviço inicial com o provedor de serviços de nuvem escolhido.

Quando você chega ao ponto do processo de vendas em que está discutindo as especificidades da implementação, é um ótimo momento para começar a fazer as perguntas difíceis, como:

  • o que acontece se precisarmos mudar de fornecedor?
  • Como você pode nos ajudar com a desconversão se decidirmos nos mudar para outro lugar?
  • Quais são as cláusulas de rescisão do contrato? Quanto aviso é necessário?
  • O contrato de serviço será renovado automaticamente?

Fazer perguntas como essa pode parecer pessimista, mas você está apenas fazendo a devida diligência para evitar o aprisionamento do fornecedor antes que isso se torne um problema.

Mas não pergunte apenas — faça tudo por escrito com funções e responsabilidades claramente definidas. Certifique-se de entender claramente o que é necessário para rescindir seu contrato e evitar surpresas desagradáveis se decidir mudar de fornecedor.

Crie aplicativos portáteis

A portabilidade de um aplicativo descreve sua flexibilidade para ser implementado em uma variedade de plataformas e sistemas operacionais diferentes sem fazer grandes alterações no código subjacente.

A criação de aplicativos portáteis também pode ajudar as organizações a evitar o aprisionamento de fornecedores de nuvem. Se você desenvolver um aplicativo essencial para os negócios cuja funcionalidade principal dependa de um recurso específico da plataforma, você acabará preso a esse provedor de serviços de nuvem.

A solução aqui é construir aplicativos portáteis que sejam acoplados livremente com componentes de aplicativos em nuvem e evitar dependências externas de codificação em aplicativos proprietários de terceiros.

Isso pode ser um desafio significativo para as equipes de desenvolvimento de produtos que devem responder às necessidades do consumidor com novos recursos e melhorias — mas é necessário para a viabilidade e portabilidade dos serviços a longo prazo.

Aplicativos acoplados inadequadamente são muito mais fáceis de desconectar de sua plataforma de nuvem e transferir para um fornecedor alternativo se você precisar mudar.

Mantenha a propriedade de seus dados

Três das principais preocupações que as organizações têm em relação aos dados quando se trata do aprisionamento do fornecedor de nuvem são:

Do ponto de vista da propriedade dos dados, é importante prestar atenção aos termos do contrato com seu fornecedor de nuvem e entender as leis sob as quais eles operam. Você pode querer proteger dados mais confidenciais armazenando-os em uma nuvem privada ou em um data center local.

Para maximizar a portabilidade de dados, escolha um formato padronizado para armazenar seus dados na nuvem e evite formatos proprietários que podem levar ao aprisionamento do fornecedor.

À medida que você armazena quantidades cada vez maiores de dados com um único CSP, o custo e a duração da migração desses dados podem aumentar, tornando-se eventualmente proibitivos e resultando no aprisionamento do fornecedor de nuvem.

Implemente uma estratégia multinuvem

Uma estratégia de várias nuvens é aquela em que sua organização usa duas ou mais implantações de nuvem pública de diferentes provedores e mantém a capacidade de alocar cargas de trabalho entre elas conforme necessário.

Essa estratégia não apenas ajuda as organizações a evitar o aprisionamento de fornecedores de nuvem, mas também significa que elas podem aproveitar os melhores preços, recursos e componentes de infraestrutura disponíveis entre os provedores. A chave para uma estratégia multinuvem eficaz é garantir que os dados e os aplicativos sejam suficientemente portáteis em plataformas de nuvem e ambientes operacionais.

O lock-in tornou-se um obstáculo significativo no caminho para a adoção da tecnologia de nuvem em larga escala. As organizações podem mitigar e diminuir o impacto do aprisionamento do fornecedor utilizando serviços em nuvem de mais de um provedor. Ter um backup de dados também pode reduzir o impacto do aprisionamento do fornecedor se uma organização for forçada a mudar para outro provedor sem realizar uma mudança suave de seus dados do atual.

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