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Melhores Práticas ou Boas Práticas, qual é o certo?

 

“Boas práticas” e “melhores práticas” são jargões amplamente utilizados em nossa área. Porém, sempre fica uma dúvida: qual é o termo correto a se utilizar?

As duas estão corretas. Mas a seguir você entenderá melhor qual a melhor forma de utilizá-las.

No contexto do Gerenciamento de Serviços, o termo “prática” é utilizado para descrever um conjunto de habilidades e competências, um método reconhecido ou uma atividade padrão. Uma prática pode ser unicamente responsável por um ou mais “processos”, embora os processos tipicamente trabalhem através de toda uma unidade funcional.

Sendo assim, vamos a algumas definições: 

  • Melhor prática

Uma “melhor prática” pode ser considerada como uma prática “geralmente aceita”, que necessita uma comprovação empírica de um resultado específico e é proposto por uma comunidade de prática como um padrão ou o mínimo necessário para ser considerado como uma prática. A “melhor prática” é transformada em “boa prática” através de sua aplicação para ajudar a alcançar um ou mais resultados desejados.

  • Boa prática

Uma “boa prática” é o resultado da aplicação de uma melhor prática em um contexto ou situação específica de uma organização, uma adaptação para atender a requisitos locais. Uma “boa prática” pode ser definida como atividades desenhadas para atingir um resultado desejado, utilizando um conjunto de ações comprovado, recomendado e aprovado. A palavra-chave aqui é comprovar o senso de prática através de sua aplicação, não teoria.

A “boa prática” pode ser considerada como um consenso geral sobre a correta aplicação de determinados conceitos, termos e técnicas que podem melhorar a visibilidade e o controle gerencial que uma organização provedora de serviço tem sobre a qualidade e o custo dos serviços que fornece.

O ITIL apresenta-se como uma “boa prática” e suas características incluem:

  • Ser um padrão genérico disponível no mercado (diferentemente de metodologias proprietárias);
  • Pode ser aplicado em vários ambientes e situações – empresas de grande ou pequeno porte, públicas ou privadas, de diversos setores da economia.

Até a próxima!

 

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