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O que é um Plano de Capacidade?

O Plano de Capacidade é o principal produto gerado pelo processo de Gerenciamento da Capacidade, cujo objetivo é:

  • Prover capacidade de TI (tecnologia e pessoal) com recursos aceitáveis para atender os requisitos atuais e futuros dos clientes e usuários;
  • Manter o balanceamento entre custos x capacidade – provisão x demanda;
  • Reconhecer novas tecnologias e investir apropriadamente para entregar os requisitos de negócio;
  • Gerenciar a capacidade certa, no lugar correto, no momento certo, para o cliente certo, a custos corretos.

Um plano de capacidade completo deve levar em consideração os principais recursos envolvidos na entrega do serviço:

  • Recursos humanos:  >>  Ex.: Equipes de suporte, desenvolvedores, administradores de rede etc;
  • Recursos Técnicos:   >>  Ex.: banco de dados, link (banda), servidor (CPU, memória, storage);
  • Recursos Financeiros.

Para o desenvolvimento do plano, também devem ser considerados alguns elementos, como:

  • Demanda atual e prevista (futura) por serviços. Pode-se considerar como demanda futura, por exemplo, um novo cliente para o próximo mês, com uma demanda esperada de consumo de mais de 500 acessos simultâneos ao sistema comercial. Ou, uma data comemorativa, que irá aumentar as compras de um site de e-commerce em quase 40%;
  • Limitações (thresholds). Em outras palavras, os limites aceitáveis de uso da capacidade em relação a um serviço ou componente do serviço. Por exemplo, máximo de 100 transações por minuto, máximo de 80% de consumo de memória e/ou CPU, bem como os procedimentos de resposta caso estes limites sejam ultrapassados;
  • Custos de atualização/manutenção da capacidade do serviço;
  • Impactos potenciais em questões regulatórias ou contratuais;
  • Procedimentos que permitam a análise preditiva.

Por fim, a organização de TI deve monitorar o uso da capacidade e realizar ajustes de desempenho quando necessário.

É importante ressaltar que o plano de capacidade deve ser revisado no mínimo anualmente. Considerando que no mundo de hoje a Tecnologia da Informação deixou de ser um fator irrelevante e passou a ser uma questão de sobrevivência das empresas, os requisitos de capacidade (assim como outros requisitos de nível de serviço) passaram a ser muito mais dinâmicos.

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Até a próxima!

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