O que é um Plano de Capacidade?
O Plano de Capacidade é o principal produto gerado pelo processo de Gerenciamento da Capacidade, cujo objetivo é:
- Prover capacidade de TI (tecnologia e pessoal) com recursos aceitáveis para atender os requisitos atuais e futuros dos clientes e usuários;
- Manter o balanceamento entre custos x capacidade – provisão x demanda;
- Reconhecer novas tecnologias e investir apropriadamente para entregar os requisitos de negócio;
- Gerenciar a capacidade certa, no lugar correto, no momento certo, para o cliente certo, a custos corretos.
Um plano de capacidade completo deve levar em consideração os principais recursos envolvidos na entrega do serviço:
- Recursos humanos: >> Ex.: Equipes de suporte, desenvolvedores, administradores de rede etc;
- Recursos Técnicos: >> Ex.: banco de dados, link (banda), servidor (CPU, memória, storage);
- Recursos Financeiros.
Para o desenvolvimento do plano, também devem ser considerados alguns elementos, como:
- Demanda atual e prevista (futura) por serviços. Pode-se considerar como demanda futura, por exemplo, um novo cliente para o próximo mês, com uma demanda esperada de consumo de mais de 500 acessos simultâneos ao sistema comercial. Ou, uma data comemorativa, que irá aumentar as compras de um site de e-commerce em quase 40%;
- Limitações (thresholds). Em outras palavras, os limites aceitáveis de uso da capacidade em relação a um serviço ou componente do serviço. Por exemplo, máximo de 100 transações por minuto, máximo de 80% de consumo de memória e/ou CPU, bem como os procedimentos de resposta caso estes limites sejam ultrapassados;
- Custos de atualização/manutenção da capacidade do serviço;
- Impactos potenciais em questões regulatórias ou contratuais;
- Procedimentos que permitam a análise preditiva.
Por fim, a organização de TI deve monitorar o uso da capacidade e realizar ajustes de desempenho quando necessário.
É importante ressaltar que o plano de capacidade deve ser revisado no mínimo anualmente. Considerando que no mundo de hoje a Tecnologia da Informação deixou de ser um fator irrelevante e passou a ser uma questão de sobrevivência das empresas, os requisitos de capacidade (assim como outros requisitos de nível de serviço) passaram a ser muito mais dinâmicos.
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Até a próxima!