O que é um Serviço?
Pode parecer uma pergunta tola, mas nem sempre essa definição fica clara para todo mundo, principalmente para o pessoal de TI.
Segundo a ITIL, “Serviço” é um meio de entregar valor para os Clientes, facilitando os resultados que eles desejam atingir sem que possuam certos custos e riscos específicos.
Para ilustrar um pouco, vamos imaginar uma situação em que um estrangeiro vem ao Brasil para tratar de negócios. Ele já sabe que uma visita pessoal vai exigir frequentes deslocamentos na cidade. Ele deseja se locomover com certo conforto, mas não quer que os custos inviabilizem a visita.
Comprar um carro esta fora de cogitação, visto que ele assumiria sozinho alguns custos como:
- Aquisição do automóvel;
- Licenciamento;
- IPVA;
- Seguro;
- Manutenção.
O estrangeiro chega à conclusão que a melhor forma de viabilizar esta viagem, considerando todas as premissas (agilidade, conforto, baixo custo), é alugando um automóvel. Com isso, ele deixa de assumir todos os custos e riscos que assumiria ao comprar um automóvel e ainda garante, através de um contrato/acordo com o provedor deste serviço, todos os requisitos esperados pelo serviço, como: um carro confortável, silencioso, ágil, em boas condições de uso etc.
Ou seja, na abordagem de Serviço, o Provedor de Serviço absorve parte dos custos e riscos que, de outra forma, seriam do Cliente.
Sendo assim, podemos citar alguns exemplos de Serviços de TI:
- “Software as a Service“;
- O cliente paga pelo benefício do uso do software;
- Não incorre em nenhuma aquisição física (HW e SW);
- Não incorre em atividades técnicas ou de gestão;
- O contrato estabelece o nível de qualidade do serviço;
- Parte dos riscos são absorvidos pelo provedor.
- Hosting;
- Locação de Data Center;
- Fábrica de Software;
- Gerenciamento de Aplicações.
Até a próxima!