O que o cliente espera de uma ferramenta de monitoração?
Há alguns anos o cliente ficava feliz apenas com a informação de qual elemento do ambiente deixou de funcionar, era uma importante economia de tempo não ter que procurar se foi um roteador ou um servidor que parou.
Com o aumento exponencial da dependência da tecnologia nos negócios, a indisponibilidade de qualquer sistema por poucos minutos, representa alguns milhões faltantes no faturamento do mês.
Se tempo é dinheiro, indisponibilidade é prejuízo. Contingenciar o que for possível e gerenciar real time todo o ambiente é fundamental para garantir que nada pare de funcionar, mas apenas saber que algo parou ou está prestes a parar sem saber qual negócio será afetado, não resolve o problema, saber antes de acontecer e o que irá afetar é mandatório.
Existem inúmeras ferramentas que monitoram separadamente cada pedaço do ambiente tecnológico, uma faz a gestão dos elementos de rede, outra consegue saber a saúde dos servidores, sistemas operacionais, banco de dados, mas na maioria das empresas a correlação dos eventos das ferramentas é realizada manualmente.
O problema ocorre quando o profissional que conhece tudo e é capaz de fazer as correlações dos eventos falta, muda de empresa ou demora demais para identificar a correção, o risco de continuidade de negócio aumenta e a possibilidade de erro é gigantesca.
Não existe milagre, sem processos estruturados para garantir que a reação seja realizada corretamente e uma ferramenta de correlação de eventos capaz de gerenciar e atuar previamente no ambiente, não é possível garantir de maneira profissional a continuidade do negócio.
Diferente de anos atrás, onde o responsável por TI ficava feliz em saber qual era o elemento que estava indisponível e uma previsão de quando ele voltaria a funcionar, hoje é certeza de demissão entrar na sala do CIO sem um relatório detalhado do que poderá acontecer no ambiente no próximo ano. Quais as soluções de contorno enquanto são feitos os investimentos necessários para eliminar definitivamente qualquer possibilidade de indisponibilidade no ambiente.
Quanto a expectativa do cliente final, o pessoal de negócios, o presidente e todos os outros usuários, não mudou em absolutamente nada de tempos atrás, eles continuam não querendo nem saber para que serve aquele monte de maquininhas e fiozinhos; eles querem é acessar os sistemas na hora que desejam para efetivarem as vendas que a empresa precisa para cumprir suas metas.