Os cinco aspectos do Desenho de Serviço – parte I
Nesta série de artigos, apresentamos os cinco aspectos que precisam ser considerados de forma estruturada e sistemática durante a fase de Desenho de Serviço.
A ITIL (Information Technology Infrastructure Library) preconiza que uma abordagem integrada deve ser adotada durante as atividades de desenho. Esta abordagem possui cinco aspectos:
1) Requisitos e Solução
2) Portfólio de Serviços
3) Tecnologia e Arquitetura
4) Processos
5) Métricas
Conheça a seguir dois desses aspectos.
1º Aspecto: Requisitos e Solução
Para produzir um novo serviço que satisfaça os requisitos de custo, tempo, qualidade e funcionalidade, é preciso adotar uma abordagem estruturada de desenho. O processo precisa ser iterativo e incremental para satisfazer as mudanças nos desejos e requisitos dos clientes.
Devem ser considerados no desenho da solução:
• A análise dos requisitos de negócio acordados;
• A revisão dos serviços de TI existentes e sua infraestrutura buscando alternativas e formas de reutilização;
• O desenho do novo serviço e seus componentes, incluindo:
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- Funcionalidades requeridas e informação para sua monitoração;
- Processos de negócio suportados, dependências, prioridades;
- Sazonalidade, previsão de crescimento, usuários suportados;
- Requisitos de nível de serviço;
- Resultados esperado e impacto do novo serviço;
- Requisitos para teste;
- A definição dos critérios de aceite do serviço;
- A análise do custo das alternativas comparadas ao orçamento (budget);
- A análise do retorno sobre investimento e o custo de propriedade;
- O alinhamento com a estratégia e as políticas da empresa;
- A conformidade com os aspectos de governança e os controles de segurança;
- A capacidade e maturidade da organização para receber o serviço e a capacidade e maturidade de TI para entregar o serviço;
- A avaliação e estabelecimento de contratos com terceiros participantes na entrega do serviço;
- A criação do Pacote de Desenho do Serviço, contendo todos os aspectos do serviço e os requisitos para os processos seguintes do seu ciclo de vida.
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OBS: Pacote de Desenho do Serviço é um documento ou um conjunto de documentos que detalham todos os aspectos de um Serviço de TI e seus Requisitos em cada fase do seu Ciclo de Vida. Um Pacote de Desenho de Serviço é produzido para cada novo Serviço de TI, mudança importante, ou quando o Serviço de TI torna-se obsoleto.
2º Aspecto: Portfólio de Serviços (Service Portfolio)
O Portfólio de Serviços é uma das principais ferramentas para o gerenciamento do ciclo de vida dos serviços.
Ele suporta todos os processos, pois descreve a entrega dos serviços em termos de valor para o cliente e inclui todas as informações do serviço.
O Portfólio é gerenciado pela Estratégia de Serviço, porém é desenhado durante a fase de Desenho do Serviço.
O Portfólio de Serviços deve considerar:
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• As necessidades de ferramenta de gerenciamento críticas para suportar os processos do ciclo de vida;
• A descrição dos serviços do provedor em termos do valor para o negócio;
• A resposta para as seguintes perguntas:
- Por que o cliente deve comprar este serviço?
- Por que deve comprar de você?
- Qual o modelo de precificação?
- Quais são minhas forças e fraquezas, prioridades e riscos?
- Como meus recursos e minhas competências organizacionais devem ser alocados (usados)?
- Fazer parte do Sistema de Gerenciamento do Conhecimento do Serviço
- Mostrar o status de cada serviço
- Conter Catálogo de Serviço e o Funil de Serviços
- O acesso às informações deve ser restrito por perfil
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O Portfólio em geral deve conter as seguintes informações:
• Nome e Descrição do Serviço;
• Status, classificação e criticidade;
• Aplicações utilizadas;
• Dados utilizados;
• Processos de Negócio Suportados;
• Proprietários (visão negócio e TI);
• Usuários;
• Referências para Acordos de Nível de Serviço (SLA) e Requisitos de Nível de Serviço (SLR);
• Serviços que o suportam;
• Recursos que o suportam;
• Serviços que dependem deste;
• Acordos e Contratos que o suportam;
• Custos;
• Precificação;
• Métricas
Ficou interessado em saber mais? No próximo artigo você irá conhecer outros aspectos do desenho de serviço.
Até lá!
Conheça nossa ferramenta e como ela pode ajudá-lo em seus processos!
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