Os cinco aspectos do Desenho de Serviço – parte II
No artigo anterior você conheceu dois dos cinco aspectos do Desenho de Serviços: Requisitos e Solução e Portfólio de Serviços.
A seguir, detalharemos outro importante aspecto: a Tecnologia e Arquitetura.
3º Aspecto: Tecnologia e Arquitetura
A ITIL define o desenho da arquitetura como:
“Desenho da arquitetura é o desenvolvimento e manutenção das políticas de TI, estratégias, arquiteturas, desenhos, documentos, planos e processos para a implementação, implantação e melhoria de serviços e soluções de TI apropriados em toda a organização.”
Durante a atividade de desenho da arquitetura, é preciso considerar:
[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”][fusion_checklist]
- Que a arquitetura é a organização fundamental de um sistema, incluindo componentes, relacionamento e ambiente;
- O foco no fornecimento dos padrões para desenvolvimento e distribuição da infraestrutura de TI – componentes tecnológicos (Produto);
- Os demais Ps (Pessoas, Processos e Parceiros);
- A garantia de que a infraestrutura de TI, ambiente, dados, aplicações e serviços externos sirvam ao negócio, o equilíbrio entre risco, inovação e custo, a aderência às políticas, padrões, regulamentação e demais estruturas e a coordenação entre planejadores e estrategistas de TI e Negócio;
- Que a arquitetura deve ter escopo amplo em TI: papéis e responsabilidades, tecnologias, serviços, arquiteturas e “frameworks”, fornecedores e padrões de gerenciamento.
[/fusion_checklist]
Com relação à arquitetura da organização, ela deve incluir os seguintes cinco elementos:
[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”][fusion_checklist]
- Arquitetura dos serviços – “traduz” as aplicações, infraestrutura, organização e atividades de suporte em serviços para o negócio;
- Arquitetura das aplicações – garante o desenvolvimento de esboços (blueprints) para o desenvolvimento de aplicações individuais;
- Arquitetura da informação – descreve como as fontes de informação são gerenciadas e distribuídas;
- Arquitetura da infraestrutura de TI – descreve a estrutura, função e distribuição geográfica dos hardwares e softwares;
- Arquitetura do ambiente – descreve todos os aspectos, tipos e níveis de controles do ambiente físico;
- lém da arquitetura dos componentes tecnológicos (aplicações, informação, dados, infraestrutura e ambiente físico) é preciso desenvolver também uma arquitetura gerencial.
No próximo artigo concluiremos a série sobre os cinco aspectos do Desenho do Serviço.
Até a próxima!
[sociable][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]