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Outsourcing responsável

Como tudo na vida, fazer direito é sempre melhor. O problema é que fazer direito não é fácil!

As empresas decidem implantar um outsourcing de TI “responsável” quando percebem que estão gastando muito dinheiro e tempo com áreas e pessoas que não fazem parte diretamente do negócio da empresa.

A decisão está tomada e palpites não faltarão. O sensato agora é buscar no mercado empresas de consultoria que possuam conhecimento para ajudar a definir o que terceirizar, como fazer isso e o que esperar com a terceirização.

Questões importantes que devem ser respondidas: terceirizar tudo de TI, desde os equipamentos, links, software, desenvolvimento, hardware, até pessoas?

Não existe uma resposta padrão. Elas só virão depois de conhecerem as reais necessidades da empresa. Para obtê-las, é saudável consultar uma ou mais empresas especializadas com referência e conhecimento no mercado de outsourcing.

É importante ter em mente que os principais benefícios com a terceirização devem ter relação com a melhoria da qualidade dos serviços e economia financeira.

Uma certeza no processo de detalhamento do que terceirizar é a necessidade de conhecer cada processo e cada serviço de TI. É fundamental visitar todos os departamentos, escutar todas as necessidades, ter consciência de que informação nunca é demais!

As armadilhas fazem parte do trabalho de levantamento da situação atual, as informações relevantes não aparecerão tranquilamente e as pessoas irão resistir em contar o que sabem (o que é natural, faz parte da reação a um processo de terceirização que poderá levá-los a perder o emprego).

O melhor caminho para escapar das armadilhas é envolver todos os profissionais e apresentar, claramente, os motivos da terceirização. Tenha em mente que esta atitude não trará o apoio de todos, mas ajudará a derrubar muitas barreiras.

A motivação e o engajamento das pessoas estarão diretamente ligados ao nível de envolvimento delas no futuro da empresa e, principalmente, do seu próprio futuro. É fundamental mostrar para o pessoal o que vai acontecer com eles e com a empresa. Valorizar as pessoas, suas atividades e sua importância para a companhia é imprescindível para o sucesso do plano de migração, pois precisamos delas para fazer a empresa continuar funcionando.

O sucesso do processo de outsourcing está intimamente relacionado ao criterioso trabalho de levantar a situação atual de todos os processos da empresa. Cada integrante da equipe deve se conscientizar que é demorado e cansativo, mas necessário. A participação dos consultores contratados é fundamental, mas a presença dos gestores da empresa é mandatório, pois transmite tranquilidade e confiabilidade às equipes.

Mesmo com a decisão tomada pela direção de terceirizar, a apresentação da situação atual pode alterar suas expectativas quanto aos investimentos para os próximos anos. É fundamental entender estas expectativas para sugerir as melhores opções de terceirização e investimentos.

Esta é a hora de quebrar paradigmas e mostrar que é importante economizar com o outsourcing, mas que investir para poder crescer é questão de sobrevivência. Também é necessário demonstrar que TI suporta o crescimento e a lucratividade de todas as áreas da empresa e que deve receber investimentos da mesma maneira que as áreas tradicionais. Pontuar que, da mesma forma que é impossível viver sem o financeiro, é impensável não ter um sistema de gestão empresarial eficiente.

A terceirização deverá garantir a agilidade do desenvolvimento de um novo sistema,  garantir que os servidores estejam disponíveis e que a rede de comunicação esteja online. Hoje, eles são tão importantes quanto os produtos que a empresa fabrica e comercializa.

Apenas unindo todas as áreas e esclarecendo à diretoria da importância e seriedade da disponibilidade dos serviços de TI, é que conseguiremos contratar serviços de outsourcing com a qualidade que a empresa necessita ter.

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