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Consultoria de TI

Perfil do profissional para a TI Bimodal

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Mas afinal, qual é o perfil do profissional para a TI Bimodal?

Um estudo recente realizado pela Brasscom (Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação) mostrou que os jovens estão rejeitando a carreira de TI porque associam seus profissionais ao antigo estereótipo de pessoa bastante técnica, com vocabulário complexo, repleto de bits e bytes, e fechados no seu mundo, os conhecidos nerds.

Na mesma direção estão as empresas. Atualmente, elas valorizam mais os talentos que prezam pelo desenvolvimento de habilidades conhecidas como soft skills – ligadas a aspectos da personalidade, como comunicação, dinamismo, criatividade e empreendedorismo, com uma visão ampla de negócios –, do que aqueles que se limitam a ficar na frente de uma tela sem se comunicar com ninguém.

Para atender aos anseios dos jovens na escolha da profissão e suprir as necessidades das empresas, uma importante mudança ainda precisa ser realizada. A maioria das instituições de ensino não possui disciplinas que objetivem desenvolver o lado comportamental, elas ainda estão focadas em formar conhecedores de tecnologia e não profissionais com visão ampla de negócio.

É mandatório para o sucesso da TI Bimodal a mudança da postura e do conhecimento para o profissional de TI, sem ela, torna-se impossível a quebra da barreira entre as áreas do negócio. Também é verdade que é impossível conseguir uma mudança de todos os profissionais para este novo modelo. Porém, além de difícil, isto é desnecessário, afinal, as áreas de projetos operacionais terão pouca demanda nos próximos anos para profissionais com soft skill.

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Nesses próximos anos, os profissionais com predominância em skill técnico não estão fadados ao esquecimento, muito menos à paralisia na carreira. Eles ainda alcançarão posições seniores, podendo chegar até a posições executivas, mas engana-se quem acredita que isso irá perpetuar-se.

A nova realidade do mercado está batendo às portas das instituições de ensino, e elas começam a dar os primeiros sinais de preocupação. Com medo de perder alunos, estão reavaliando seus conteúdos programáticos com o objetivo de levar para a sala de aula temas que antes eram abordados apenas em cursos de Humanas, tais como criatividade, inovação, capacidade de questionar corretamente seus usuários e coragem de propor novas ideias para executivos e clientes.

O que é certo é que a TI Bimodal não é uma moda e veio para ficar. A revolução que irá causar nos próximos 10 a 20 anos mudará completamente a relação de TI com toda a empresa e, principalmente, com os clientes.

Para quem ainda duvida das mudanças, é só olhar para trás: há 20 anos, diversas carreiras que possuíam enorme status e remuneração passaram do topo para a base da pirâmide, como é o caso dos analistas de suporte técnico.

Certamente, daqui há 20 anos, outras tantas carreiras simplesmente desaparecerão ou se tornarão insignificantes. Aos profissionais, resta quebrar o paradigma da resistência a mudanças, sair da caixa, buscar sempre o conhecimento e saber que estar na vanguarda tem muito mais benefícios do que permanecer rígido não admitido que o mundo mudou.

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