fbpx

Por que a Gestão de Serviços se tornou imprescindível?

Você conhece alguma atividade que funciona sem a presença de TI? Pensando um pouco mais alguns poderão dizer: “feira livre não precisa de TI”. Na verdade não precisava. Atualmente é comum encontrar nas bancas das feiras livres feira um POS (vulgo, maquininha de cartão), para receber o pagamento pelas mercadorias compradas.

É a gestão de serviços que garante que desde o POS nas feiras livres até os complexos sistemas dos bancos ou das mineradoras não parem de funcionar ou, caso parem, sejam reestabelecidos o mais breve possível. Ele consegue gerir os serviços prestados e para cada um deles ter uma ação, ou seja, um processo a ser executado em caso de falha ou instabilidade.

No caso da feira livre o dono da barraca de feira toma a ação de ter uma máquina de backup caso a principal pare de funcionar ou, como contingência, aceitar cheques. Até permite que seus fregueses mais assíduos paguem na próxima semana. O que ele não pode de maneira nenhuma é perder a venda.

Se fica fácil entender o porquê a gestão de serviços é imprescindível para um simples sistema de pagamento em uma feira livre, mais fácil será entender porque ela é absolutamente imprescindível para o funcionamento de um banco que movimenta muitos milhões por segundo.

Desde a gestão do link de comunicação, que permite aos clientes acessarem os grandes computadores para efetuar suas transações até a gestão financeira de quanto deve ser investido em cada área para garantir o crescimento do banco a gestão de serviços esta presente.

A diferença entre gerenciar serviços de TI em uma feira livre e em uma grande instituição financeira é a sua complexidade. Os processos e as ações que deverão ser tomadas para garantir que a venda aconteça no caso de um problema na feira livre está na cabeça do dono da barraca. No caso dos bancos, existe a necessidade de um grande contingente de pessoas altamente especializadas e treinadas, muitos processos formalizados e documentados e ferramentas que irão garantir que tudo e todos estejam absolutamente integrados para que os sistemas não parem e gerem prejuízos para os acionistas e clientes.

E agora, existe ainda algum lugar onde a gestão de serviços de TI não é imprescindível para você?

ContatoPowered by Rock Convert

Deixe um comentário