Por que acontecem tantos fracassos em projetos de TI?
Duas análises são fundamentais antes de explicarmos por que os projetos de TI têm um índice alto de fracasso.
Primeiro, vamos conceituar o que é fracasso em um projeto. Segundo o PMI, um projeto é considerado um fracasso quando os objetivos esperados não são alcançados, principalmente os relativos a custo, prazo, escopo e qualidade.
O segundo conceito está intimamente ligado à subjetividade na definição do escopo e à mudança constante das expectativas dos resultados pelas partes interessadas. Um comparativo com projetos de outras áreas deixa claro essa diferença, na construção civil, talvez a área mais antiga a realizar e gerenciar projetos da história, a quantidade de fracassos, comparados à área de TI, são desprezíveis.
Comparando novamente projetos de áreas diferentes, por exemplo, é absolutamente impensado designar um pedreiro com pouca formação acadêmica para ser o responsável pelo projeto e, assim, ser também o responsável pelos cálculos das fundações da construção de um prédio; em TI, absurdo semelhante acontece recorrentemente.
Pergunte a um mestre de obras experiente se é possível reduzir o tempo de construção de uma parede colocando diversos pedreiros trabalhando ao mesmo tempo. Parece óbvia a resposta. Situação semelhante ocorre em projetos de desenvolvimento de sistemas, a diferença é que o responsável pelo projeto acredita ser possível dividir o trabalho entre vários desenvolvedores inexperientes e obter um resultado satisfatório.
Mesmo que os exemplos acima sejam mais do que suficientes para explicar o porquê da quantidade elevada de fracassos nos projetos de TI, acreditem, eles não são os mais relevantes. Acreditar que é possível entregar um novo produto em tempo recorde, mantendo-se os custos e qualidade, com alteração constante do que se deseja é de longe o maior responsável – diga-se “vilão” – pelo número gigantesco de fracassos em projetos de TI.
Mudar esse cenário não é fácil e tampouco há previsão de solução a curto prazo. Isto porque os executivos responsáveis pela aquisição de projetos precisam mostrar para a companhia que estão trabalhando e que todos os esforços estão sendo realizados para a entrega dos projetos, que têm por objetivo mudar a história da empresa. Do outro lado, vendedores sedentos por baterem suas metas buscam todos os dias executivos desesperados que buscam soluções imediatas para seus problemas.
O fato é que ainda vai levar um bom tempo para que a área de TI ganhe maturidade suficiente para entregar projetos com qualidade e responsabilidade.