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Por que tantos problemas para definir requisitos?

Uma das etapas mais importante do desenvolvimento de sistema é a definição dos requisitos. Um processo de levantamento de requisitos mal elaborado e, principalmente, sem foco na identificação dos objetivos tem grande chance de fornecer ao pessoal de desenvolvimento a definição de um produto que estará longe do solicitado pelo cliente.

Por mais incrível que possa parecer, nem sempre a conversa com os usuários é clara ou tem realmente a intenção de entender seus problemas. Muitas vezes, o analista de requisitos está mais preocupado em dar palpite do que entender realmente o que seu usuário necessita.

Para evitar problemas no levantamento dos requisitos, é importante seguir as melhores práticas: conversar com os usuários é fundamental, mas escutá-lo é vital; não utilize linguagem técnica, você não precisa mostrar que sabe, apresente suas preocupações sobre os objetivos, desafios, problemas, processos e tomada de decisão.

Para entender toda a situação do cliente, entreviste pessoas-chave de TI para validar qual é a realidade dos sistemas em produção. É recomendável fazer uso de entrevistas em grupo e individuais.

Ouça, entenda, discuta e documente as necessidades do cliente, encaminhe todos os requisitos levantados para todas as áreas para validação e homologação, é importante evitar o sentimento de prioridades indevidas, a participação de usuários-chave é fundamental para o sucesso da definição correta dos requisitos.

As entrevistas individuais são normalmente utilizadas para entrar de maneira vertical e se aprofundar em determinados assuntos de negócio, as sessões de entrevistas em grupo com os facilitadores são normalmente realizadas com o objetivo de entender as definições mais abrangentes do negócio.

Várias ferramentas são utilizadas para conseguir mapear detalhadamente as necessidades dos clientes, a elaboração de um questionário com perguntas simples e diretas ainda é a maneira mais utilizada para detalhar o levantamento dos requisitos.

Para aumentar a assertividade dos requisitos é importante conversar com o cliente sobre os processos do negócio, normalmente a necessidade do desenvolvimento de um novo sistema nasce da necessidade da área de negócio em substituir um processo manual por algo mais rápido e confiável.

Entender o funcionamento atual das atividades antes de detalhar os requisitos para o desenvolvimento futuro de um sistema é garantia de atender plenamente o cliente em suas necessidades. Por isso é importante explorar ao máximo o tempo dedicado com o usuário de negócios, a fim de entender o que deve ser feito. Tome cuidado, não é incomum os usuários desejarem aumentar a quantidade de requisitos para desenvolver funcionalidades inexistentes, e na maioria das vezes, inúteis.

Para reduzir a quantidade de erros no levantamento dos requisitos, é importante fazer a lição de casa antes de iniciar as entrevistas, aprenda o máximo possível sobre o negócio do cliente, tenha sempre em mente que a interação com as áreas de negócios são as mais importantes, pois guiam o desenvolvimento do sistema para atender a necessidade de quem paga a conta, ou seja, o cliente.

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