fbpx

Projetos estratégicos: mito ou realidade?

Em qualquer reunião de revisão de oportunidades, onde reúnem-se os diretores, vice-presidentes e até o presidente para avaliar quais negócios devem receber mais atenção, é comum escutar que determinados projetos são estratégicos para a empresa.

Aos desavisados, é comum associar os projetos estratégicos com aqueles que irão gerar mais receitas e lucratividade. Porém, para espanto de muitos, eles não geram. Na maioria das vezes, os projetos estratégicos são os responsáveis por enormes prejuízos.

Mas, afinal, se geram prejuízos, por que então são tratados como estratégicos e recebem tanta atenção da alta direção?

É importante deixar claro que ninguém gosta de ter prejuízo e que os ocupantes dos cargos mais altos da corporação não chegaram lá por serem bons em gerar prejuízos, muito pelo contrário, amam seus bônus.

Numa análise mais atenta, observaremos sem muita dificuldade por que determinado projeto é estratégico. Em primeiro lugar, ele abre portas em um cliente que possui diversas oportunidades, assim, mesmo com uma margem de lucratividade baixa, ou até negativa, é importante estar no radar do cliente e ser lembrado para novas e grandes oportunidades.

Outro motivo muito comum ocorre em projetos de desenvolvimento de sistemas. As empresas colocam um valor muito baixo pensando na venda de sustentação. É comum empresas prometerem prazos impossíveis de entrega, com um preço que não paga os custos, com o objetivo de conseguir vender os serviços de sustentação por um período de no mínimo dois anos. Nesse caso, consegue-se recuperar o investimento no projeto deficitário e ainda se qualifica para conseguir novas oportunidades.

Ter um cliente de nome, gerando um faturamento gigantesco, pode ser muito interessante para uma empresa que deseja ser vendida, pois isso mostra ao comprador uma carteira de clientes importantes com contratos de longo prazo, e para demonstrar que o aparente prejuízo será recuperado, apresenta-se um plano a médio prazo de recuperação das margens.

Portanto, para os menos avisados e que habitam ainda a base da pirâmide é difícil entender por que a empresa decide investir em algo que parece uma enorme barca furada, mas, com o tempo, e depois de ascender alguns degraus no organograma, percebe-se com facilidade os motivos pelos quais a diretoria optou por um projeto que aparentemente não faz sentido.

É importante ter consciência de que nada é por acaso e tudo deixa sequelas e culpados. Normalmente, projetos estratégicos deficitários são grandes geradores de “óbitos” de gerentes de projetos, pois, ao final, alguém tem que ser o culpado pelo resultado negativo.

ContatoPowered by Rock Convert

Deixe um comentário