fbpx

Prototipagem na Nuvem para o Desenvolvimento de Software: o que eu preciso saber?

A prototipagem é etapa fundamental no desenvolvimento de software, uma vez que está diretamente ligada ao valor que será agregado ao cliente, ao entendimento mútuo sobre o propósito da aplicação (contratante e fornecedor de solução de TI), à oportunidade de promover melhorias e ao grau de risco após a entrega do produto.

O que muitos desenvolvedores ainda não perceberam é que quando essa fase de testes é feita em nuvem, todo o processo se torna mais rápido, mais assertivo e muito menos dispendioso. Você já pensou em prototipar aplicativos na web?

O que é prototipagem na nuvem

A abordagem baseada na visão evolutiva do software, por meio de um modelo que será apresentado para testes e melhorias (enfoque típico da prototipação tradicional) passa a ser feita em nuvem. A alocação dos protótipos em serviços virtuais facilita a realização de melhorias no design & usabilidade, além de permitir maior interação com o cliente, ampliando sua percepção de valor no produto final a ser entregue, reduzindo as chances de erros conceituais.

Vantagens da prototipagem na nuvem

Redução de custos

A principal mudança entre a prototipagem de software em uma máquina física e da abordagem em nuvem é o preço da infraestrutura. Quando você utiliza uma aplicação desktop, você paga pela licença e pode usar o software de forma definitiva. Aplicações online, por outro lado, adotam modelo de assinaturas, ou seja, você paga apenas pelos meses em que precisa utilizar a nuvem e na proporção exata de suas necessidades.

Harmonia com as metodologias ágeis de desenvolvimento

A prototipagem na nuvem é um poderoso aliado das metodologias ágeis de desenvolvimento, uma vez que garante maior alinhamento entre a equipe e o cliente, por força da interação que a nuvem proporciona (independentemente do nível de fidelidade do protótipo). A redução dos prazos é claramente perceptível.

Mobilidade

Assim como ocorre com qualquer serviço baseado em Computação em Nuvem (quando comparado a serviços alocados em servidores físicos), a mobilidade é a força inegável do desenvolvimento de software prototipado em servidores virtuais. Prototipagem online é mais facilmente acessível do que as versões “desktop”: você pode se logar do seu computador do trabalho, do seu notebook quando estiver viajando ou do seu PC quando estiver em casa. Você não precisa se preocupar com questões periféricas como “qual sistema operacional estou usando?”, uma vez que não há necessidade de instalar nenhum software.

Trabalho integrado com outros desenvolvedores, simultaneamente

Não precisa ser muito criativo para imaginar o potencial de redução nos prazos pela possibilidade de incluir usuários remotos no processo de prototipação, certo? O potencial de comunicação entre desenvolvedores de softwares e profissionais da área de infraestrutura de TI trabalho tornam os testes em nuvem ideais para a aplicação da metodologia DevOps, dando maior dinamismo às entregas e ampliando a qualidade do que é desenvolvido (redução dos bugs ao usuário).

Não sabe muito sobre DevOps? Veja como ela está transformando a análise de sistemas!

O que deve ser observado ao efetuar o processo de prototipagem na nuvem

Você já percebeu que os benefícios da prototipação na nuvem são diversos. Entretanto, para que o projeto seja bem-sucedido em termos de escopo, prazo e custos, alguns detalhes devem ser considerados. Veja alguns deles:

Eventuais diferenças entre ambiente de produção e ambiente de uso

A primeira coisa que deve estar na mente do desenvolvedor ao realizar a prototipação web é que, em muitas situações, o que conseguimos testar localmente não reflete precisamente o que instalaremos depois. Assim, é preciso que muitas simulações sejam realizadas, uma vez que o ambiente de produção não é o mesmo utilizado pelo usuário, após a entrega, para rodar o software.

É preciso ter cautela com a seletividade do protótipo

Deve-se lembrar também de um alerta que serve não somente para quem pretende prototipar em nuvem, mas para todas as situações: o fato de um protótipo dar acesso apenas a algumas peças do “quebra-cabeça” pode levar a que se menosprezem partes essenciais do sistema, resultando em imperfeições e insatisfações do usuário no futuro.

Problemas da prototipação de alto nível de fidelidade

Outra recomendação importante, que vale para os casos dos protótipos com alto grau de fidelidade (como os interativos): caso a aplicação seja demasiado perfeita, a ponto de permitir navegações aprofundadas, este avanço pode induzir o cliente a acreditar que o projeto está praticamente pronto, desvalorizando, assim, a imensa quantidade de trabalho que ainda está por vir.

Prototipagem em nuvem exige atenção sobre a segurança de objetos e bancos de dados

Muitos profissionais de TI (de desenvolvedores e CIOs) não se atentam que a publicação de um aplicativo na nuvem impõe muita atenção ao fato de que o espaço no servidor contratado deve estar provido de mecanismos de segurança sobre objetos e bancos de dados, de forma que não haja acessos por usuários não autorizados.

Dê preferência a uma solução completa e que dê agilidade no desenvolvimento e entrega de software

Por fim, mas não menos importante: recomenda-se fortemente optar pelo controle do desenvolvimento e da entrega de software por meio de uma única solução, o que reduz tempo e custos com retrabalhos. As melhores ferramentas do mercado trazem funcionalidades fundamentais à engenharia de software, tal qual a possibilidade de ver antecipadamente, de forma gráfica, como cada configuração de deploy vai impactar cada um dos itens de configuração do ambiente. Interface de integração com outros sistemas por meio de APIs, escalabilidade e a existência de métricas e indicadores, ajudam a transformar dados em soluções para problemas reais.

Prototipar aplicativos na nuvem é uma forma simples e de baixo custo para trazer mais interação para o processo de testes e ajustes de softwares, além de ser mais seguro e permitir a implementação com sucesso de um cronograma ágil. Essa facilidade de compartilhamento garante maior eficiência no processo de desenvolvimento e menor risco de bugs inesperados após a entrega.

A prototipação é um meio fundamental para validar uma ideia ou um novo conceito, mas pode ser mais simples quando feito em ambiente virtual. Aliás, sua empresa já pensou em fazer prototipagem na nuvem? Deixe seu comentário abaixo ou aproveite o espaço para sanar suas dúvidas!

Deixar Um Comentário