fbpx

Quais são as vantagens e desvantagens do continuous integration?

As vantagens para a implantação do continuous integration são muitas, mas é preciso olhar com cuidado para elas, principalmente, para quem pretende implanta-lo e não possui uma demanda de desenvolvimento que a justifique.

Pelo ponto de vista das áreas que demandam o desenvolvimento de sistemas, uma justificativa que convence o investimento é a certeza do fim dos prazos não cumpridos. Isso é possível, porque os requisitos são divididos em pacotes e distribuídos para profissionais que os desenvolverão separadamente.

Para os responsáveis pela qualidade do código, ter a garantia da integração dos módulos que foram desenvolvidos separadamente é uma enorme vantagem. Um dos maiores problemas no desenvolvimento de sistemas convencionais é conseguir integrar com qualidade, códigos que foram desenvolvidos por pessoas diferentes com tecnologia e arquitetura de sistemas diferentes.

Como é mandatório ter uma arquitetura de sistemas bem definida e documentada para a correta operação do continuous integration, torna-se viável e com alto grau de assertividade a integração dos módulos de requisitos que foram desenvolvidos separadamente.

Para o executivo das grandes empresas que define pelo investimento no continuous integration, objetivam a redução dos custos com a diminuição das horas adicionais gastas para resolver problemas no desenvolvimento e no retrabalho com as integrações, uma vantagem adicional que elimina a dor de cabeça com as áreas solicitantes é o fim das eternas promessas dos prazos que nunca são atendidos.

Dissemos no início deste artigo que alguns cuidados são importantes antes da decisão pela implantação do continuous integration, e nesse caso podem surgir algumas desvantagens; a necessidade de muita demanda de desenvolvimento é um pré-requisito importante e fundamental, porque seu funcionamento é direcionado para empresas com este perfil, caso contrário os custos com implantação e operação não se justificam.

Feito para atender as grandes empresas e com o objetivo de economizar em horas extras, down time e correção de erros tem na rigidez da padronização, sua principal arma visa garantir que todos os processos sejam seguidos em todas as fases desde o desenvolvimento até o deploy.

Essas características tão fundamentais para garantir a padronização e qualidade nos sistemas, gera por outro lado grande frustração para os desenvolvedores que costumam creditar ao continuous integration o engessamento e o fim da criatividade no desenvolvimento dos sistemas.

ContatoPowered by Rock Convert

Deixe um comentário