fbpx

Se existe demanda, por que não há uma ferramenta de gestão correlacional de eventos que atenda os anseios do mercado?

Existem ferramentas que fazem de maneira eficiente a correlação dos eventos. O problema é que todas elas possuem custos altíssimos de licença e talvez até maiores de implantação, o que inviabiliza sua popularização.

Quem não conhece, acredita que mapear um ambiente tecnológico é uma tarefa simples, e não é. Imagine o caminho que percorre uma simples solicitação de um saldo da sua conta corrente pela internet – e para não complicar vamos descrever apenas depois que ela entra no ambiente tecnológico do banco:

Os roteadores são os primeiros a receber a solicitação. Depois, analisam sua origem e encaminham para os firewalls que verificam a segurança. Posteriormente, a solicitação passa por vários corredores e são encaminhados aos servidores de baixa plataforma pelos switchs e balanceadores de cargas. Eles analisam a solicitação e encaminham para o main frame, o guardião da informação solicitada. E aí começa todo o caminho de volta, que na maioria das vezes não é o mesmo da ida, até o seu saldo aparecer na tela.

A ferramenta de correlação de eventos tem a capacidade de identificar que a indisponibilidade de um desses elementos de rede, não disponibilizou ou atrasou a entrega do seu saldo. Quanto maior o ambiente, mais difícil a tarefa de correlação.

Para as grandes corporações, o investimento mesmo sendo alto é fundamental para sua sobrevivência. Para as menores, com ambientes mais simples, não justifica adquirir ferramentas tão caras.

A boa noticia é que as novas tecnologias em pouco tempo irão viabilizar a comercialização de ferramentas com a inteligência necessária para fazer as correlações em ambientes menores a preços acessíveis, mas o grande desafio permanecerá na implantação.

Mapear todo ambiente e relacionar cada elemento de infraestrutura aos sistemas operacionais, banco de dados e às aplicações que neles funcionam, e saber o que acontece quando seu funcionamento oscila ou fica indisponível é a grande dificuldade. Sondas e sistemas de rastreamento com algoritmos poderosos estão sendo desenvolvidos para conseguir executar esta tarefa de maneira automática.

Com certeza o desafio em ter uma solução com preços acessíveis para gerenciar o ambiente tecnológico das pequenas e médias empresas será vencido pela tecnologia, porém, quebrar o paradigma na cabeça dos executivos quanto a necessidade de investimento em ferramentas que garantam a continuidade do negócio, permanece sem perspectiva de solução.

ContatoPowered by Rock Convert

Deixe um comentário