Loading...
Ambev2017-09-28T19:14:50+00:00

gaea-ambev-logoEM APENAS DOIS MESES, UMA REDUÇÃO DE 50% NAS MANUTENÇÕES DE SISTEMAS E DE 80% NAS EMERGENCIAIS DE TI

A AmBev é a maior indústria privada de bens de consumo do Brasil e a maior cervejaria da América Latina. Líder no mercado brasileiro de cervejas, a companhia está presente em 14 países, sendo referência mundial em gestão, crescimento e rentabilidade. Com uma estratégia de crescimento fundamentada em princípios de gerenciamento de receita, a AmBev persegue continuamente a maior eficiência em custos e considera seus colaboradores e cultura organizacional sua principal vantagem competitiva.

DESAFIO NOS NEGÓCIOS

A área de TI da AmBev, com cerca de 40 colaboradores diretos, precisava de uma solução efetiva que permitisse o controle dos processos e das alterações em sistemas, especialmente na sua planta de Jaguariúna, interior de SP. Entre as principais demandas do projeto estavam a criação de um fluxo de desenvolvimento de sistemas único para toda a empresa envolvendo os parceiros e colaboradores e a implantação de uma ferramenta que rodasse sobre Linux e permitisse o controle de acesso, segregação de funções, notificações e log de ações. A AmBev buscava uma solução que concebesse também a migração de sistemas, o treinamento de todos os envolvidos, além da administração e suporte para adequação às normas regulatórias internacionais de Governança Corporativa, como a Sarbanes Oxley (SOX).

SOLUÇÃO

Cerberon, da Gaea Consulting foi a tecnologia escolhida pela AmBev. A decisão foi baseada em muitos fatores, entre os quais a experiência do time da Gaea no desenvolvimento de implantações sob demanda para Gerenciamento de Mudanças e na capacidade de a empresa atender a todas as demandas da AmBev – do desenho do projeto e treinamento de uma equipe formada por 290 usuários à manutenção e suporte posteriores. Com a Gaea, a AmBev passou a ter um controle efetivo das alterações de sistemas de todo o seu ambiente, com controle para 2300 interfaces de sistemas para atendimento das exigências da SOX. Não foi necessário qualquer ajuste na plataforma Cerberon para que a AmBev conquistasse o a certificação na área de Gerenciamento de Mudanças, sem qualquer problema. A execução do projeto e testes piloto foi realizada em apenas dois meses. O período para a migração dos 170 sistemas corporativos implantados na AmBev e de aproximadamente 160 mil itens de configuração para a ferramenta de Gerenciamento de Configuração de Software (GCS) foi de seis meses.

RESULTADO

A inovadora plataforma Cerberon agregou à AmBev todos os conceitos fundamentais do gerenciamento de configuração de software. Com acesso a um repositório centralizado, a indústria do setor de Bebidas obteve um fluxo de aprovações natural e total controle das alterações nos sistemas e documentações, além da automação das atividades técnicas com manutenções padronizadas.

Com Cerberon e amplo comprometimento do time da Gaea a AmBev obteve redução de 50% nas manutenções de sistemas e de 80% nas manutenções emergenciais na sua área de TI. A solução promoveu a transparência das manutenções realizadas, com total rastreabilidade, além da adequação da documentação utilizada na metodologia de desenvolvimento de sistemas e geração de evidências para a Sarbanex-Oxley.

DESTAQUES DO PROJETO

  • Controle efetivo das alterações
  • 2300 interfaces para SOX
  • Implantação em apenas dois meses
  • 160 mil itens de configuração para GCS
  • Fluxo de aprovações natural
  • Total controle das alterações
  • Redução de 50% nas manutenções de sistemas
  • 80% nas manutenções emergenciais
Solicite Demonstração!