A Pepsico é uma das maiores empresas do setor de alimentos e bebidas. A companhia reúne diversas marcas fortes e líderes de mercado de 200 países como Elma-Chips, Pepsi-Cola, Gatorate, Lipton e Quaker, além de marcas que fazem parte do dia-a-dia dos brasileiros como Toddy, Toddynho e Coqueiro.
Em busca de um software capaz de atender às demandas de SOX e auditorias que a Pepsico Brasil estava sendo submetida para inicialmente sete sistemas críticos em até três meses, a companhia saiu à procura de alternativas. A empresa enfrentava também o desafio de adotar uma solução com metas de tempo curtas e que oferecesse grande integração. Para isto, além do desenvolvimento de um software único para toda a companhia, contemplando as diversas modalidades e plataformas de sistemas, era necessário iniciar uma mudança de cultura na empresa.
Diante deste desafio, a Pepsico optou pela solução Cerberon da Gaea Consulting. Após um período para a realização do diagnóstico e adoção da ferramenta, foi realizado um piloto com apenas dois sistemas e a migração inicial de todos os sistemas críticos que foram estabelecidos pela diretoria Pepsico. Logo na 1ª quinzena foi identificado um controle muito mais efetivo das métricas, conseguindo estabelecer números reais de manutenções, controle de manutenções emergências, e documentação de sistemas.
Além disso, a Gaea proporcionou a fácil adoção de sua metodologia que foi seguida à risca e sem dificuldades pelas equipes de desenvolvimento, terceirizadas ou internas.
A partir do Cerberon as gerências de desenvolvimento e infraestrutura passaram a ter um controle de todas as manutenções de sistemas da empresa. A metodologia de desenvolvimento e manutenção de sistemas passou a fazer parte da cultura da área de TI da Pepsico.
A quantidade de manutenções teve uma redução drástica. Hoje se observa uma melhora substancial na qualidade de desenvolvimento de determinados sistemas, devido ao processo de documentação estabelecido à qualidade da implantação.