CENÁRIO PRÉ-CERBERON
A Gafisa, construtora líder no mercado de empreendimentos de alto padrão, buscava uma solução inteligente e economicamente viável para sua área de TI, capaz de diminuir os impactos em suas atividades diárias e estabelecer, de forma rápida e segura, os seguintes processos:
- Gerenciamento das manutenções de sistemas de diferentes softwares e dos processos realizados por sua equipe de sustentação interna.
- Automatizacão total das manutenções, inclusive de plataformas de tecnologia complexa, como o Microsoft CRM Dynamics.
ANÁLISE DO PROJETO
Com vasta experiência no mercado de TI, e conhecimento das necessidades do cliente o qual atende desde 2010, a Gaea Consulting elaborou um projeto complexo contemplando os seguintes processos:
- Automatização total do controle de manutenções de sistemas, até então manual e realizado por pessoal especializado.
- Automatização das entregas de software (deploy) para aplicações e banco de dados.
- Implantação de sistema de gerenciamento das manutenções e rastreabilidade dos serviços, com visualização de status pela área de TI, permitindo um processo de auditoria confiável.
- Automatização do deploy das aplicações baseadas na tecnologia Microsoft CRM Dynamics.
CENÁRIO PÓS-CERBERON
- Rastreabilidade total das manutenções, logs de implantação e
evidências, com geracão de base de dados de configuracao (CMDB) permitindo visualização das relações de impacto e dependência entre sistemas e servidores.
- Redução do tempo de implantação e período de indisponibilidade das redes, passando de 4 horas e 30 minutos, para apenas 15 minutos.
- Maior poder de resposta, já que o deploy de manutenções, utilizando o Microsoft CRM Dynamics, passou a ser realizado por equipes e não apenas por profissional com conheci- mento técnico.
- Redução de custos: a partir da implantação da ferramenta Cerberon, a Gafisa tem economizado cerca de 106 horas extras mensais, antes, consumidas pelos recursos humanos envolvidos nas atividades de entrega de softwares.